RETOMADA
Senado restaura e volta a expor obra de arte vandalizada
Exposição é da primeira das 14 obras de arte danificadas durante invasão ao Congresso Nacional
Por Da Redação
A primeira das 14 obras de arte danificadas durante a invasão de vândalos que destruíram as dependências do Congresso Nacional no último dia 8 de janeiro vai ser exposta pelo Senado nesta segunda-feira, 30. O quadro “Trigal na Serra”, de Guido Mondin, vai retornar à Sala de Recepção da Presidência da Casa.
A peça em acrílico sobre eucatex mede 92 por 112 centímetros e após os ataques, a tela, pintada em 1967, foi jogada ao chão e ficou separada da moldura. Fragmentos de vidros quebrados e estilhaços provocaram arranhões e perda de policromia. A obra ficou encharcada e empenada pela umidade, após os vândalos acionarem mangueiras e hidrantes de combate a incêndio.
O conservador do Laboratório de Restauração do Senado, Nonato Nascimento, recuperou a obra com um trabalho de higienização que começou logo após os ataques, ainda na Presidência da Casa. Nonato utilizou uma trincha macia para remover os primeiros fragmentos de vidro. Uma série de procedimentos foi adotada para devolver o quadro ao estado original.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes