GRANDE RECIFE
Sobre para 84 o número de mortes provocadas pelas chuvas
33 corpos foram resgatados e aguardam identificação no IML
O número de mortes causadas pelas chuvas que atingem a região metropolitana do Recife subiu para 84 e fez o governo de Pernambuco decretar situação de emergência na noite deste domingo, 29.
Segundo dados oficiais, do total de vítimas, 79 morreram entre sexta, 27 e domingo, 29. Um balanço divulgado por volta das 14h30 contabilizava 56 desaparecidos, mas essa quantidade ainda é incerta.
O documento indica ainda 3.957 pessoas desabrigadas e 533 desalojados, principalmente nos municípios da região metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Apenas na capital, 33 corpos foram resgatados e aguardam identificação do Instituto de Medicina Legal (IML) e 2.464 pessoas tiveram que ser levadas para abrigos públicos, alguns improvisados em escolas.
O impacto causado pelas chuvas já tinha levado nove municípios a decretar situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.
Previsão
De acordo com a Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), o Distúrbio Ondulatório de Leste — que gerou os grandes volumes de chuva nos últimos dias — se dissipou, mas ainda restam instabilidades no oceano que poderão provocar chuvas moderadas entre a Zona da Mata pernambucana e a Região Metropolitana do Recife. A tendência é a estabilização da atmosfera, com redução gradativa dos volumes de chuva
Entre 23h de sexta-feira e 11h de sábado foram registrados volumes de chuva que chegaram a 236 milímetros em alguns pontos da capital pernambucana, o equivalente a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio, que seria de 328,9 milímetros.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro