GRIPE AVIÁRIA
Testes apontam que aves com gripe aviária no ES estavam debilitadas
Três aves silvestres tiveram o vírus confirmado no Estado do Espírito Santo
Por Da Redação
Resultados de exames de laboratório apontam que as as três aves identificadas no Espírito Santo com a suspeita de gripe aviária, na última segunda-feira, 15, tiveram a confirmação do vírus H5N1.
As aves da espécie trinta-reis-bando foram localizadas no litoral do Espírito Santo e chegaram a ser recolhidas para para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), em Cariacica, mas não resistiram.
O Idaf foi notificado da suspeita pelo médico veterinário do Ipram no dia 10. Logo após foi realizada a investigação e coleta de amostras para identificar o vírus H5N1 - o que foi confirmado nesta segunda (15) -, conforme ações previstas no plano de vigilância de influenza aviária.
As amostras foram processadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), desde 2016, como referência internacional em diagnóstico de influenza aviária.
Os dois locais por onde as aves passaram, tanto a Fazendinha como o Ipram estão isolados. No Ipram há outras 30 aves, mas desde então não apresentaram sintomas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes