BRASIL
Tremembé: “Presídio dos famosos” começa a ser desfeito
Condenados estão sendo transferidos para outras unidades prisionais

Por Victoria Isabel

A ala conhecida como “presídio dos famosos”, localizada no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, começou a ser desativada pelo governo estadual. Detentos condenados por crimes de grande repercussão estão sendo transferidos para outras unidades prisionais, como Potim e Guarulhos II.
Presos transferidos
Pelo menos quatro presos de notoriedade pública foram transferidos entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Entre eles está Walter Delgatti, conhecido como “Hacker de Araraquara”, envolvido no caso que ficou conhecido como Vaza Jato. As informações são da CNN Brasil.
O influenciador digital Buzeira, que soma cerca de 15 milhões de seguidores nas redes sociais e foi preso pela Polícia Federal, também já foi encaminhado para a penitenciária de Potim.
Além deles, o ex-jogador Robinho, condenado por estupro, e o empresário Thiago Brennand, preso por violência doméstica, também foram transferidos. A estratégia do governo é distribuir esses detentos por diferentes penitenciárias, com o objetivo de acabar com a concentração de presos famosos em uma única unidade, como ocorria em Tremembé.
Leia Também:
Motivação
Embora não tenha sido apresentado um motivo oficial detalhado, decisões desse tipo costumam estar associadas a alguns fatores principais, como:
- A reorganização das unidades penitenciárias para uma gestão mais adequada de perfis distintos de presos,
- O reforço da segurança institucional, tanto para os internos quanto para a administração penitenciária.
- O impacto da série Tremembé, exibida pelo Globoplay. A produção teria funcionado como um gatilho para as mudanças ao expor, ainda que de forma ficcionalizada, supostas regalias existentes na unidade.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



