PANTANAL
"Uma das piores situações já vistas", diz Marina Silva sobre incêndios
A área queimada neste ano no bioma chegou, até este domingo, 23, a 627 mil hectares (
Por Da Redação
Em situação de emergência devido aos incêndios na região do Pantanal, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o bioma está "diante de uma das piores situações já vistas", algo "fora da curva com relação a tudo que já se conhece".
As declarações da ministra foram dadas após reunião da sala de situação para enfrentamento dos incêndios, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 24. Foi o segundo encontro do grupo.
"Não sabemos o tamanho dos desdobramentos do fenômeno que temos pela frente, é a maior seca dos últimos 70 anos", afirmou Marina. "O fenômeno é incomparavelmente maior do que a capacidade humana de conter estes processos", completou.
Na próxima quarta-feira, 26, deve acontecer mais uma reunião para que cada uma das pastas apresente suas necessidades orçamentárias, e o governo avalie a possibilidade de abertura de crédito extraordinário para as operações. Também participaram do encontro nesta segunda-feira a ministra Simone Tebet (Planejamento), Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional) e Laércio Portela (Secretaria de Comunicação).
Incêndios
A área queimada neste ano no bioma chegou, até este domingo, 23, a 627 mil hectares (480 mil hectares em MS e 148 mil, em MT), segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apenas nos 12 primeiros dias do mês, o bioma registrou 733 focos de incêndio, o número mais alto para toda a série histórica arquivada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que começa em 1998.
Os números são 90% maiores que os do ano de 2020, quando o fogo destruiu 26% do bioma, no que é considerado o maior incêndio de sua história.
Para auxiliar no combate à situação, as Forças Armadas disponibilizaram seis helicópteros e dois aviões. Duas bases de apoio foram criadas e 500 combatentes, destacados para as ações.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes