RECONSTRUÇÃO
Vereadora de Salvador, Maria Marighella assume a Funarte
Convite foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes
Por Da Redação
Neta do guerrilheiro comunista Carlos Marighella, a vereadora de Salvador, Maria Marighella (PT), é a nova comandante da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O convite foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, ainda no início de janeiro e a nomeação saiu nesta terça-feira, 7, em edição do Diário Oficial da União (DOU).
Marighella que defende as bandeiras do “feminismo e antirracismo”, disse que carrega no nome “a luta pela democracia”, e que o avô, Carlos Marighella, é "um dos maiores símbolos”. A parlamentar é filiada ao PT desde 2020, porém antes disso já era atuante nos governos petistas, tanto nas esferas municipal quanto estadual e disse que pretende “reconstruir” a política nacional das artes no Brasil.
Carlos Marighella atuou em atos de terrorismo, durante o regime militar e liderou o grupo armado Aliança Libertadora Nacional, com participação em diversos assaltos a banco e também no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969. Após portaria publicada no Diário Oficial da União, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anistiou Carlos, em 2012 de forma oficial.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes