SUSTO
Xampu confundido com cianeto causa interdição de área da UFMG
Segurança da universidade chamou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Federal
Por Da Redação
Após um aluno ter encontrado nesta sexta-feira, 24, um saquinho com um líquido azul dentro, com um rótulo escrito “cianeto líquido”, um dos andares da faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) teve que ser isolado e as aulas foram suspensas.
A Segurança universitária da UFMG chamou o Corpo de Bombeiros . O saquinho com líquido viscoso foi encontrado na sala 3057/B3, no período da manhã. Os agentes isolaram a área para detectação de risco, no entanto, confirmaram a ausência de cianeto e de outras substâncias químicas de risco. A Polícia Federal também foi acionada e compareceu à faculdade. Segundo o portal Uol, os Bombeiros disseram que tudo não passou de um trote.
"Após a identificação física, apurou-se que a cor e o pH do produto descrito como 'cianeto líquido' encontrado na sala de aula são os mesmos do xampu preparados na aula prática da disciplina de Farmacotécnica II (Turma TN2), realizada ontem (23 ) no curso de Farmácia noturno. Dessa forma, foi concluído que não havia nenhum risco por se tratar do mesmo produto, no qual foi incluída uma descrição falsa", informou a UFMG, em nota encaminhada à imprensa.
A notícia foi repercutida nas redes sociais. De acordo com a Ficha de Informação Toxicológica da Cetesb, o cianeto líquido é uma substância tóxica, com alto poder de envenenamento, usado na galvanoplastia, conversão de ouro e prata, limpeza de metais, na produção de fibras sintéticas, corantes, pigmentos e nylon.
Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, vertigem, diminuição da coordenação motora, arritmia, bradicardia, torpor, coma e morte. Os efeitos da exposição crônica são dor de cabeça, dificuldade para falar, distúrbios gastrointestinais, fraqueza muscular, confusão, perda da acuidade visual e aumento da tireoide.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes