CONFLITO
Yanomamis desaparecidos foram encontrados, diz lider indígena
Após conflito com garimpeiros na Roraima, indígenas se mudaram para outros locais
Por Da Redação
Em depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira, 5, o líder indígena Júnior Hekurari afirmou que os yanomamis desaparecidos após confronto com garimpeiros foram encontrados. Os indígenas vivem em uma reserva no estado de Roraima e tiveram seus desaparecimentos denunciados na última semana pelo conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), entidade presidida por Hekurari.
O líder indígena contou à PF que os yanomamis que moravam na comunidade de Aracaçá se mudaram para outros locais da terra indígena e parte deles reside agora em uma comunidade chamada Palimiú. As informações foram publicadas pela Folha de S.Paulo.
A tensão entre os indígenas e os garimpeiros teve seu ápice no último mês de abril, quando uma criança indígena de 12 anos teria sido sequestrada, estuprada e assassinada. No entanto, a Polícia Federal esteve no local e disse não ter encontrado indícios do crime.
"Esses indígenas foram coagidos e instruídos a não relatar qualquer ocorrência que tenha acontecido na região, dificultando a investigação da Polícia Federal e Ministério Público Federal, que acabaram relatando não haver qualquer indício de estupro ou desaparecimento de criança", diz uma nota da entidade indígena.
Na última quinta-feira, 5, o procurador-geral da República Augusto Aras afirmou que as investigações em andamento sobre supostos crimes ocorridos é prioridade para o Ministério Público Federal. “Esclarecer o que realmente aconteceu nesse caso é uma prioridade para o MPF. Todas as providências estão sendo adotadas para que, não só os indígenas,...
A investigação sobre o caso, no entanto, segue em andamento e PF vai instalar uma base de seis meses na região para tratar da escalada da violência dos garimpeiros contra os indígenas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes