CADERNO 2
Elba Ramalho e Fagner fazem show em homenagem a Luiz Gonzaga
Dupla se apresenta na Concha Acúsitca do Teatro Castro Alves com o show 'Festa'

Por Victor Hernandes*

O forró agita a noite de hoje em Salvador. Trata-se do show Festa, com os cantores Elba Ramalho e Fagner. O encontro musical dos dois artistas é uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e toda sua obra. O show acontece às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), e terá diversos momentos para festejar a trajetória do forró brasileiro.
De acordo com a cantora Elba Ramalho, realizar este show homenageando Luiz Gonzaga é uma grande alegria. A artista, que conviveu com o sanfoneiro, cantor e compositor, promete mostrar o carinho que tinha por Gonzaga.
“Tanto eu quanto Fagner tivemos o privilégio de ter convivido com o mestre Gonzagão. Inclusive, já fizemos discos solo cantando a sua obra. Este show é a hora de somarmos sentimentos e traduzirmos a nossa admiração por ele. Ficará o registro para as novas gerações”, explica Ramalho.
O show leva o nome de Festa por conta do setlist que contém as músicas mais animadas do maior forrozeiro do Brasil. Segundo Elba, além das canções mais festivas, o espetáculo terá também os clássicos dela e os de Fagner.
Do cantor cearense, entram no repertório Borbulhas de Amor, Deslizes, Espumas e Canteiros. De Elba, Ai que Saudade d’ocê, Chão de Giz, Aconchego, Gostoso Demais e Frevo Mulher.
“O projeto vai ter um pouquinho de tudo. Terá forró para dançar agarradinho e também os grandes sucessos de Fagner. Vai ter também os momentos que marcaram um pouquinho minha carreira. Será uma grande celebração nordestina”, conta a paraibana.
Além da importância para a música e cultura nordestinas, o show carrega muito da parceria entre eles. “Somos dois artistas com carreiras sólidas e muitos anos de experiência. O sentimento que tenho é de irmandade, de compartilhar uma coisa boa. É sobre tocar a obra de Gonzaga com carinho. O show era uma ideia antiga que só agora conseguimos realizar”, comenta Elba.
A apresentação servirá também para os entusiastas do ritmo nordestino aproveitarem a sonoridade pé de serra prometida pela cantora. “O público pode se preparar para um show muito especial. A obra de Gonzaga é fantástica e as baladas feitas por Fagner são maravilhosas. Eu vou fazer também um forró bem animado para alegrar ainda mais a nossa Festa”, ressalta a artista.
Disco e show
Além da admiração de Elba e Fagner pela obra atemporal do Rei do Baião, o espetáculo surge de um projeto que conta ainda com a gravação de um disco com músicas do grande Gonzagão.
“O show nasce de um projeto que, além da gravação do disco, tem a criação do show com o intuito de fazer uma turnê toda em homenagem a Gonzaga. Isso foi um trabalho feito com várias pessoas colaborando, além dos artistas”, diz o diretor artístico do projeto, Zé Américo.
Para o produtor, as canções que encabeçam o disco e o show fugiram do convencional na obra de Gonzaga. Algumas composições que não são muito conhecidas também fazem parte do projeto.
“Essa questão de repertório é muito difícil, principalmente quando você mexe com uma obra deste tamanho. Não tem show ou disco que caiba toda a obra de Luiz. Tivemos um certo cuidado de fugir do óbvio, juntamos uma série de grandes sucessos dele, mas fizemos também um lado b. Acho que fomos bastante felizes na escolha do repertório. A seleção das canções foi feita de forma bem democrática. Prevaleciam sempre aquelas que os três gostavam”, observa o diretor artístico.
Dupla de talento
Em um tom de verdadeiro espetáculo musical, o projeto Festa valoriza muito a sonoridade nordestina. “A grande estrela desse espetáculo é a obra de Luiz Gonzaga, sem dúvida. Claro que o carisma, talento e a força de Elba e Fagner completam e dão grandiosidade ao show”, destaca Zé.
“O meu sentimento é de alegria e realização. Não é todo dia que recebemos esse chamado para fazer um trabalho em cima de uma obra magnífica igual a de Luiz Gonzaga. Tendo ainda Elba Ramalho e Fagner para interpretar. Juntar os dois é uma maravilha, não tem dificuldades porque o talento se impõe e eles são maravilhosos”, finaliza o diretor.
O projeto é o primeiro lançamento do selo Bônus Track, com distribuição digital da The Orchard, que também é responsável pela turnê 2022 do show.
*Sob A supervisão do editor Eugênio Afonso
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
