Sarajane apresenta show no São João do Pelourinho | A TARDE
Atarde > Caderno 2

Sarajane apresenta show no São João do Pelourinho

Cantora é uma das veteranadas da Axé Music, mas se apresenta em arrasta-pé no Centro Histórico

Publicado quinta-feira, 23 de junho de 2022 às 06:10 h | Atualizado em 23/06/2022, 07:06 | Autor: Bruno Santana*
Apesar de ter 
um repertório 
mais conhecido na 
axé-music, o show dela será focado no forró
Apesar de ter um repertório mais conhecido na axé-music, o show dela será focado no forró -

Sarajane pode ser mais conhecida do público geral como uma pioneira da axé music e como a cantora do sucesso A Roda, de 1986 — uma das músicas que, seguindo o caminho aberto pelo arrasa-quarteirão Fricote de Luiz Caldas no ano anterior, atingiu popularidade nacional com sua sonoridade eclética, ritmo contagiante e insinuações sexuais não lá muito sutis.

Resumir a cantora ao seu sucesso nos anos 1980, entretanto, seria uma injustiça: ao longo das últimas décadas, ela lançou trabalhos em uma variedade invejável de gêneros e estilos, inclusive o tradicional forró nordestino. E nesta sexta-feira, 24, Sarajane mostrará mais uma vez sua veia forrozeira em apresentação no Largo Tereza Batista.

O show, que faz parte das comemorações de São João do Pelourinho, representa uma extensão do projeto Forrozinho: Amor, Festa e Devoção, já em sua décima-primeira edição. O projeto, cujo nome acabou servindo de base para um dos mais recentes álbuns de estúdio da artista, lançado em 2015, traz uma combinação de composições inéditas com clássicos do forró.

"Festejar a vida depois de dois anos sem poder estar perto do público é grandioso", enfatiza Sarajane. Ela reforça a importância de se manter as medidas de proteção contra a COVID-19, incluindo todas as doses possíveis da vacina contra o vírus, e garante que a expectativa para o retorno é a melhor possível.

“O sentimento é de gratidão. E frio na barriga sempre, porque [reencontrar o público] é sempre um momento de muita emoção”, confessa.

Percalços pandêmicos

Mesmo com o bom momento na carreira, Sarajane faz questão de lembrar também de todas as situações difíceis vividas por pessoas próximas, como membros da sua banda, por conta da paralisação quase completa do setor musical durante a pandemia. Ela conta que, por conta das circunstâncias, vários dos músicos que a acompanharam ao longo dos últimos anos tiveram de interromper suas atividades por questões financeiras.

“Infelizmente, muitos músicos perderam até seus instrumentos, tiveram que vender seus equipamentos. Muitos sanfoneiros sem sanfona… temos poucos músicos na praça, é uma pena”, lamenta..

“E o mais triste é que muitos desses equipamentos caros foram vendidos por uma bagatela, para poder comer, pagar luz, pagar escola dos filhos”, acrescenta Sarajane.

A cantora e compositora também precisou se manter longe dos palcos durante os anos da pandemia, mas não ficou parada: aproveitando-se da sua veia comunicadora (sua área de estudo fora das artes), ela realizou uma série de lives, justamente batizadas de "Vamos Abrir a Roda", entrevistando artistas nacionais e regionais. "Foi um momento que eu escolhi levar algum prazer, alguma alegria, acolhimento às pessoas. Eu também fui acolhida demais", conta a cantora sobre a experiência.

Forró na veia

Mesmo com toda sua identificação com a axé music, Sarajane garante que o repertório desta sexta-feira focará exclusivamente no forró.

Além de sucessos dos seus álbuns dedicados ao ritmo e alguns clássicos do gênero, a apresentação também terá momentos dedicados ao piseiro, o estilo consagrado pelos Barões da Pisadinha.

Além disso, está garantida também na setlist sua nova mais música: Bay Bay, lançada este ano com participação especial do cantor Kart Love.

"Feliz São João para todos!", conclui Sarajane, deixando uma felicitação especial para todas as pessoas envolvidas na realização das festas juninas em Salvador e em toda a Bahia.

"É o maior São João do país, mais de 300 municípios estão festejando, e Salvador tem um São João grandioso. Todos, juntos, trarão felicidade às pessoas. A arte traz esse carinho, esse amor, esse afeto que tanta gente está precisando", conclui a artista.

O show de Sarajane acontece nesta sexta, a partir das 18h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho.

A entrada é gratuita.

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.

Publicações relacionadas