SOLIDARIEDADE
Show com artistas ucranianas busca doações para Kharkiv
No Memorial Cantina da Lua, o show é voltado para a campanha 'Salve a Ucrânia! Salve Kharkiv!'
Por Júlia Lobo*
Como forma de impulsionar a campanha de doação direcionada aos sobreviventes da guerra, acontece neste sábado, 7, 18h, o Show da Ucrânia. Organizado por artistas ucranianas, belorussa e brasileiras, a apresentação terá concerto musical, recital de poesias e leitura de relatos das pessoas que estão no centro do conflito.
Realizado no Memorial Cantina da Lua, no Pelourinho, o show, com entrada gratuita, é voltado para a campanha Salve a Ucrânia! Salve Kharkiv!. As doações serão destinadas para as pessoas mais vulneráveis (idosos, crianças e pessoas com deficiência), residentes na cidade de Kharkiv. Localizada no leste, a região é uma das que mais sofrem com os bombardeios russos desde o início da guerra, em fevereiro.
A ilustradora e designer ucraniana Anastasiia Syvash é quem coordena a ação. Moradora de Salvador há dois anos, ela trouxe recentemente a mãe, que estava em Kharkiv. No entanto, permaneceu em contato com voluntários da cidade e, diante da situação de desabastecimento provocada pelos bombardeios, decidiu dar início à campanha.
Antes, Anastasiia já realizava manifestações contra a guerra no Porto da Barra e no Pelourinho. Em uma destas, conheceu Volha Franco, arquiteta belorrussa e brasileira que mora na capital baiana há dez anos. Juntas, elas desenvolveram o Show da Ucrânia.
“A gente está querendo mostrar mais a cultura ucraniana, não necessariamente só sobre a guerra. Queremos humanizar mais a situação, porque teoricamente todo mundo sabe que todo mundo é gente, ninguém merece morrer, mas quando a gente sabe da cultura de alguém, aproxima mais, tem mais empatia também, então tem mais essa ideia, de aproximar da cultura Ucrânia”, diz Volha.
Hey Hey Rise Up
Além de Syvash e Franco, que irão recitar poesias ucranianas e ler os Diários da Guerra, projeto de podcast de Daria Kolomiets com relatos de ucranianos no conflito, ocorrerá apresentações com as três musicistas ucranianas que receberam ajuda humanitária do Neojiba: Vladyslava Danyliuk, 20, Maria Sorokina, 16, e Olesia Matei, 27.
O músico Vítor de Salles, que compôs uma canção sobre a Ucrânia, e do doutor em Letras pela Ufba, Paterson Franco, na poesia participarão. Ao final, todos cantarão juntos a música Hey Hey Rise Up, símbolo da resistência ucraniana pela voz de Andriy Khlyvnyuk, regravada pela banda de rock britânica Pink Floyd após a eclosão da guerra.
“O que nós tentamos fazer entre si, e passando essa imagem para outras pessoas, é uma mensagem de esperança, resistência, força e luta, que todas as guerras em algum momento terminam e esperamos que essa termine logo. Vamos ajudar as pessoas que estão enfrentando a guerra a sobreviver nesse período e, apesar do motivo triste, mostrar a beleza do povo ucraniano”, afirma Volha.
Show da Ucrânia / Neste sábado, 18h / Cantina da Lua (Terreiro de Jesus) / Contribuições antes, durante e/ou depois do show via plataforma Vakinha ou PIX: [email protected]
*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes