CHAME GENTE
Bloco Alerta Prime fará Carnaval de combate ao racismo
Confira a coluna deste domingo
Por Thaís Seixas
Pelo segundo ano, o Bloco Alerta Prime marcará presença no circuito Barra-Ondina. O desfile acontecerá no sábado (18/2) e trará um importante tema para a discussão: a ressignificação de expressões racistas, como “coisa de preto”, “denegrir”, “serviço de preto” e “ter um pé na cozinha”. Por isso, as cores do bloco serão o preto, para desassociar a ideia de algo negativo, e o dourado, que mostrará a sofisticação, a contemporaneidade, mas sem deixar de lado a tradição. E, claro, o chapéu Panamá. A ação de combate ao racismo será realizada em parceria com a Defensoria Pública da Bahia.
A condução do bloco, que também quer mostrar que o circuito da orla é espaço para o samba, ficará sob responsabilidade do cantor carioca Arlindinho, filho do sambista Arlindo Cruz, e do baiano Eduardinho FM. Eles também irão comandar, dois dias antes, abrindo a Quinta do Samba (16/2), no Campo Grande, o Bloco Alerta Geral.
Este ano, a agremiação celebrará os 50 anos de samba do empresário e carnavalesco José Luís Lopes, mais conhecido como Zé Arerê. No dia, a outra atração que animará os foliões será o cantor Xande de Pilares. “Não vejo a hora de colocar o bloco na rua, e ver meus ‘alerteiros’ acenando pra cima com seus chapéus Panamás e aquela onda azul e branco tomando conta do circuito Osmar”, afirma Zé Arerê, que preside dois os blocos.
Santo Antônio receberá a irreverência do Gravata Doida
O desfile do bloco, que de formal só tem a gravata, já é aguardado com entusiasmo pelos foliões. Programado para o dia 15/2, o Carnaval do Gravata Doida, que resgatará as tradicionais mamães sacodes, terá show de Alexandre Peixe e participação especial de Magary Lord, no espaço de eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 22h, fechado para os associados. No entanto, às 17h30, na Cruz do Paschoal, a agremiação fará uma concentração com a banda Tio Elétrico, com a participação de Armandinho, em um minitrio, para que todos possam se divertir gratuitamente.
Haja fôlego! Timbalada fará 10 shows em seis dias
A folia dos cantores Denny Denan e Buja Ferreira, e de seus músicos e equipes, não será nada fácil. Este ano, com o retorno da festa, a banda Timbalada lotou a agenda. Somente no período de 17 a 22/02, o grupo, que comemora 30 anos, fará 10 shows. Só de falar, já cansa, né? A programação inclui um desfile com o bloco da Timbalada, no circuito Barra-Ondina, e um trio pipoca da Prefeitura de Salvador.
Veja a agenda da banda
17/02 - Carnavalito e Camarote Salvador
18/02 - Bloco Timbalada e Camarote Club
19/02 - Camarote Villa Salvador e Camarote Brahma
20/02 - Recife (Pernambuco)
21/02 - Trio da Prefeitura de Salvador
22/02 - Porto Seguro e Camarote Planeta Othon
Camarote da Casa da Barra divulga duas atrações
Em um ponto central no circuito Dodô, o Camarote Casa da Barra terá a banda Rafael Perry e o DJ Molina como duas das atrações. Os artistas animarão os foliões no intervalo dos trios. O espaço, dividido em dois pisos, fica em frente ao Barra Vento.
Abre alas com Reinaldinho terá Ilê, Gilmelândia e Joka Barreto
O movimento que mistura música e capoeira, encabeçada por Reinaldinho, ex-integrante do Terra Samba, tomará conta do Santo Antônio Além do Carmo. Chamado de Capoeiragem Musical Show, o evento será realizado no dia 16/2 e terá o Ilê Aiyê, Gilmelândia e Joka Barreto, ex-banda Mel, como convidados. A festa acontecerá na Casa Museu Solar Santo Antônio, a partir das 17h.
Bike Fuzuê abrirá o pré-folia no dia 11/2, na Barra
O circuito Orlando Tapajós será invadido por ciclistas no dia 11/2, às 13h, quando ocorrerá o Fuzuê. Realizada pelo Movimento Salvador Vai de Bike, a ação reunirá grupos de pedal e usuários de bicicleta da cidade. Detalhe: todos estarão fantasiados.
Fala aí - Simone Mendes
‘O Carnaval em Salvador tem uma energia especial’
A ex-coleguinha, Simone Mendes, irá estrear no Carnaval em carreira solo e promete marcar esta nova fase com novos hits. Em conversa com a coluna, ela disse que está ansiosa. A cantora, até o momento, estará em dois espaços: no camarote Villa Salvador (19/2) e no Carnavalito (20/2), na Fonte Nova.
Quais são as expectativas para sua 1ª apresentação solo no Carnaval? Prepara algo especial?
Estou ansiosa para voltar a cantar na minha Bahia. O Carnaval em Salvador tem uma energia especial, única. E, para agitar a galera, estou preparando um repertório inédito, repleto de hits e músicas animadas. Vai ser incrível!
Além de estar no camarote Villa e no Carnavalito, você também pretende sair em um trio elétrico?
A princípio, não tenho planos por conta da minha agenda de shows, que está bem corrida. Mas, caso eu consiga uma brechinha, quem sabe!
Ainda sobre sua carreira solo, já podemos falar de algum projeto inédito pós-Carnaval?
Sim, claro! Na verdade, antes mesmo do Carnaval, já vou lançar algumas músicas inéditas do meu DVD “Cintilante”, que gravei no final do ano passado, em São Paulo.
Para finalizar, além do sertanejo, pretende investir em outros gêneros musicais em 2023, como a música gospel?
Eu amo cantar louvor. Está na minha alma, mas esse é um projeto para o futuro. Para este ano, estou totalmente dedicada e focada no meu DVD recheado de moda sertaneja. Escolhi todas as músicas com muito carinho e estou ansiosa para compartilhar com meus fãs.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes