SISTEMA SEGUE INSTÁVEL
Ainda sem credenciamento, ambulantes denunciam agressões
Trabalhadores seguem com dificuldades após manifestação nesta quarta-feira
Por Matheus Calmon
O credenciamento para pessoas interessadas em trabalhar no Carnaval de Salvador segue causando tumulto na sede da Secretaria de Ordem Pública (Semop), na Mata Escura, em Salvador. O procedimento estava previsto para começar às 10h, foi prorrogado para às 12h e, em seguida, para às 14h. Os ambulantes estão tentando o acesso nos celulares e em lan houses na região.
No local, um dos trabalhadores presentes contou ao Portal A TARDE que está acampado há dez dias no local. "A pessoa dormir aqui cinco, 10 dias e acontecer isso? Isso não se faz, não", disse.
Após manifestação dos ambulantes, uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM), que estava posicionada dentro da sede da Semop, chegou a jogar uma bomba de efeito moral nos manifestantes, muitos deles idosos.
Por volta das 16h10, os ambulantes voltaram a bloquear a rua e policiais chegaram ao local.
Uma faixa informa que o credenciamento será exclusivamente online e não haverá serviço presencial. Revoltado, um grupo chegou a atear fogo em pedaços de entulho e empurrou para o interior da sede. A resposta foi com spray de pimenta. Mais cedo, bala de borracha já havia sido usada contra os manifestantes.
Momentos depois, uma equipe da GCM saiu do local. Abordados, os agentes disseram que viram no painel que a situação estava resolvida. Em contrapartida, uma ambulante disse que não conseguiu realizar o cadastro e pediu que os guardas tentassem pelos próprios celulares, o que foi recusado.
Em meio aos problemas de acesso ao sistema, alguns trabalhadores sugerem bloquear a rua e impedir o trânsito.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes