Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > carnaval > CARNAVAL 2023
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FOLIA INCLUSIVA

Iniciativas promovem inclusão de pessoas com deficiência no Carnaval

Bloquinho e camarotes nos tradicionais circuitos da folia evidenciam a importância da acessibilidade

Por Rafaela Souza

10/02/2023 - 5:00 h
Camarotes acessíveis no Carnaval de Salvador em 2020
Camarotes acessíveis no Carnaval de Salvador em 2020 -

Em meio ao retorno do carnaval após restrições da pandemia, a inclusão de pessoas com deficiência na folia é uma preocupação de instituições não governamentais e órgãos públicos da Bahia. Como forma de promover a acessibilidade, algumas iniciativas estão sendo desenvolvidas em Salvador, como a primeira edição do Carnapupa e a instalação de camarotes acessíveis nos tradicionais circuitos da festa.

Promovido pela Associação Mães Autismo em parceria com o Instituto Largata Vira Pupa, o Carnapupa terá a sua primeira edição na capital baiana neste sábado, 11, das 9h às 13h, no Passeio Público. O bloquinho inclusivo é totalmente adaptado para atender as necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias, oferecendo acessibilidade a crianças e adultos, além de música bem baixinha para que o público não se sinta incomodado com o som, principalmente às pessoas com autismo. A programação também contará com brinquedos e pinturas faciais.

A presidente da Associação Mães Autismo, Maíra Cavalcante, destacou que a realização do evento é mais uma forma de mostrar a existência de pessoas com deficiência e combater o capacitismo. Criada em 2017, a entidade tem o objetivo de empoderar mães atípicas, além de oferecer acolhimento e suporte jurídico a essas mulheres. O projeto atende cerca de 600 mães na Bahia.

"Ainda há muita exclusão. A gente que tem três grupos de mães autistas, ainda vemos muito capacitismo por parte de escolas e parques. A ideia é que quanto mais fazemos esses eventos, mais contribuímos para uma sociedade anticapacitista e inclusiva", enfatiza.

Além de ser presidida por Maíra, a Associação tem como vice-presidente, a servidora pública Marleide Nogueira, e como diretora a psicóloga Iara Pereira. O trio compartilha as vivências da maternidade atípica.

Maíra Cavalcante, Marleide Nogueira, Iara Pereira e Rosangela Souza administram a Associação Mães Autismo
Maíra Cavalcante, Marleide Nogueira, Iara Pereira e Rosangela Souza administram a Associação Mães Autismo | Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Marleide, o Carnapupa será um momento de alegria e de garantia de direitos. O acesso às atividades de lazer é assegurado pela Lei Nº 13.146, de 2015. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a garantir e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

"A gente fez o Pupanique e agora o primeiro Carnapupa. Esse momento vai ser de muita descontração, sem dúvida nenhuma. Mas o objetivo maior é a garantia de direitos. O propósito da luta é mostrar que é possível, que são pessoas. Antes da deficiência, vem as pessoas. Então, é uma luta por uma sociedade mais humana, mais acessível. Que essas pessoas tenham qualidade de vida, tenham possibilidades e oportunidades", afirmou.

Diretora da associação, Iara Pereira também contou que a iniciativa tem o propósito de contemplar não só pessoas com autismo, mas todas as deficiências.

"O evento é aberto para pessoas autistas, pessoas com deficiência e todas as faixas etárias. Todo mundo que chegar com qualquer idade vai ser bem recebido. Nós temos mães na associação que têm filhos adultos e a gente desconstrói isso na prática. Até os idosos com deficiência serão bem-vindos. Vamos botar o bloco na rua, porque lugar de pessoa com deficiência é em todo lugar", ressaltou.

Secretaria promove três camarotes no circuito da festa para receber idosos e pessoas com deficiência, previamente cadastrados
Secretaria promove três camarotes no circuito da festa para receber idosos e pessoas com deficiência, previamente cadastrados | Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE

Camarotes acessíveis

Com o intuito de ampliar a inclusão no Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promove três camarotes no circuito da festa para receber idosos e pessoas com deficiência, previamente cadastrados, localizados no Campo Grande (idosos), Ondina (idosos e pessoas com deficiência) e Piedade (pessoas com deficiência).

Já a estrutura que será montada no bairro de Ondina receberá os dois públicos. Em nota, a Sempre informou que o cadastramento acontecerá de forma simples e as datas para o processo serão divulgadas nos próximos dias.

Em relação aos horários dos camarotes, a estrutura do circuito Osmar, no Campo Grande, funcionará das 12h às 20h e terá capacidade para 120 pessoas por dia. O da Piedade funcionará das 13h às 21h, com 150 pessoas que poderão acessar o local. Já o camarote de Ondina, com capacidade para 200 pessoas, funcionará das 17h às 3h. O horário de funcionamento dos camarotes varia, para se adequar aos horários de apresentação das atrações no circuito.

Por fim, a Sempre reforçou que a intenção é de que esse público possa apreciar, pular e brincar com vista privilegiada, segurança e conforto, durante todos os dias da festa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

carnaval pessoas com deficiência Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Camarotes acessíveis no Carnaval de Salvador em 2020
Play

Gilmelândia e Tio Paulinho comandam pipoca para crianças no Carnaval

Camarotes acessíveis no Carnaval de Salvador em 2020
Play

Claudia Leitte é vaiada por foliões na Barra

Camarotes acessíveis no Carnaval de Salvador em 2020
Play

Ao lado de Jerônimo, Margareth Menezes curte Carnaval do Pelourinho

Camarotes acessíveis no Carnaval de Salvador em 2020
Play

Juliette sobre puxar bloco no Carnaval: "Estou aqui como estagiária"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA