Muquiranas diz que "não pode controlar comportamento" de associados | A TARDE
Atarde > Carnaval > Carnaval 2023

Muquiranas diz que "não pode controlar comportamento" de associados

Bloco prometeu punição para foliões que cometeram assédio e vandalismo no Carnaval

Publicado quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023 às 09:34 h | Autor: Da Redação
Foliões da Muquiranas cometeram vandalismo
Foliões da Muquiranas cometeram vandalismo -

Voltou o Carnaval de Salvador e junto as críticas dos foliões aos associados do Bloco 'As Muquiranas' após relatos de casos de assédio e vandalismo durante a folia. Em resposta, o bloco divulgou uma carta aberta em que diz ser "contra todo e qualquer tipo de violência, preconceito e assédio", mas que não pode "controlar o comportamento" dos associados. 

Segundo As Muquiranas, o bloco possui o cadastro com foto, CPF e endereço dos associados, exceto dos que compram fantasias de terceiros. E que os dados podem ajudar as autoridades públicas a identificar os foliões que cometeram excessos.

Durante o carnaval, um vídeo em que uma mulher é encurralada por associados do bloco viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que os homens jogavam água nela com as armas de brinquedo. A situação só foi resolvida com a chegada de agentes da Guarda Municipal. 

Em nota, o bloco diz que a pistola de água não faz parte do kit da fantasia. "Ciente dos transtornos que as mesmas causam, fazemos campanhas ao longo de todo o ano, inclusive, neste ano, exibimos no led do trio, a imagem de não apoio ao uso do brinquedo dentro do bloco". 

Além disso, As Muquiranas afirma que já procurou o Ministério Público e a Câmara Municipal para que seja criada uma lei que proíba a entrada de pistolas d'água no Carnaval. "O nosso objetivo é que tratem as pistolas d'água como um adereço que causa importunação, da mesma forma que proibiram o uso de bebidas em garrafas de vidro", explica.

Em outro momento, foliões destruíram um ponto de ônibus. O bloco prometeu punição. "Iremos identificar os foliões que destruíram o ponto de ônibus e iremos baní-los da nossa rede de associados". 

Apesar disso, o bloco diz que não pode "controlar o comportamento das pessoas que depredam patrimônio público e nem daqueles que cometem assédio ou quaisquer outros crimes".

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS