Carnaval de Salvador terá inventário de Emissão de Gases Estufa | A TARDE
Atarde > Carnaval

Carnaval de Salvador terá inventário de Emissão de Gases Estufa

Em ação inédita, prefeitura pretende realizar compensação com plantio de árvores

Publicado quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024 às 12:07 h | Autor: Da Redação
Carnaval de Salvador vai passar por um estudo inédito de verificação de emissão de gás estufa
Carnaval de Salvador vai passar por um estudo inédito de verificação de emissão de gás estufa -

O carnaval de Salvador vai passar por um estudo inédito de verificação de emissão de gás estufa (GEE). O inventário vai acompanhar e analisar a movimentação de toda a frota de veículos oficiais da prefeitura durante o evento, trios elétricos, minitrios, pranchões, além de geradores de energia utilizados nos palcos, banheiros químicos e contêiners, possibilitando o reconhecimento e a quantificação das fontes de emissões.

Segundo o diretor da empresa AC Consultoria, Augusto Cruz, responsável pela análise, o trabalho será realizado durante cerca de vinte dias incluindo profissionais da prefeitura e da consultoria.

O resultado do estudo permitirá que ações capazes de reduzir o impacto ambiental associado às emissões geradas sejam definidas. "Esta é uma ação da prefeitura da cidade, dentro da sua agenda de mitigação do aquecimento global”, afirmou.

O inventário gerado vai quantificar as emissões de CO2, por meio da coleta de dados cedidos pela gestão municipal. Essas informações serão convertidas e calculadas utilizando metodologias reconhecidas pelo Comitê de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, garantindo a qualidade dos resultados.

“Neutralizar uma parte importante das emissões de carbono da maior festa popular do planeta, não só fortalece ainda mais nosso Carnaval, mas também demonstra o comprometimento do município com a causa, e contribui para conscientizar mais pessoas quanto a questão das mudanças climáticas”, destaca o presidente da Secretaria de Turismo de Salvador (Saltur), Isaac Edington.

O objetivo é fazer a compensação com o plantio de árvores. O consultor Augusto Cruz lembra que este tipo de ação fortalece o profissionalismo do carnaval da capital baiana, que cada vez mais foca na sustentabilidade.

A ideia foi inicialmente aplicada no último evento de réveillon, o Virada Salvador 2024, na Arena Daniela Mercury. A conclusão do inventário do carnaval será entregue à prefeitura no mês de março.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS