EXPECTATIVA
Evento dá pontapé inicial para o próximo Carnaval de Salvador
Expo Carnaval Brazil acontece até amanhã após a pandemia paralisar a folia por dois anos
Por Daniel Genonadio e Dante Nascimento
Após dois anos de pandemia, cresce a expectativa de foliões, empresários e artistas para a realização do Carnaval de Salvador em 2023. Os debates em torno da organização da maior festa de rua do planeta ganham corpo nesta sexta-feira, 14, e sábado, 15, na Expo Carnaval Brazil, evento que acontece no Centro de Convenções da cidade e reúne carnavalescos de todo o Brasil. Além de stands, o evento contará com shows de Ivete Sangalo, Olodum, Alceu Valença e Carlinhos Brown apresentando as Timbaladies.
A feira também contará com intervenções musicais, com participação de atrações das principais cidades carnavalescas do país. Na programação, destaque para a Escola de Samba Mancha Verde (SP), Nação do Maracatu Aurora Africana (Recife e Olinda), banda de rua Babadan (Belo Horizonte), Escola de Carnaval (Brasília) e os blocos afros soteropolitanos Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro e Malê de Balê e o afoxé Filhos de Gandhy,
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Andréa Mendonça, a feira tem como objetivo ir além da simples divulgação da festa. A prioridade é possibilitar discussões em torno da profissionalização do Carnaval. “Capacitação é a palavra-chave, muito importante para profissionalizar a cadeia produtiva e a interação socioeconômica. Criar uma escola de Carnaval”, revela.
Andréa argumenta que criar uma cadeia produtiva sólida é muito importante para melhor estruturar a folia não apenas na capital baiana. “É muito importante essa interação entre as cidades que possuem um Carnaval forte e Salvador. É sempre bom aprender”.
Quem também esteve no evento foi o prefeito de Salvador, Bruno Reis, que apontou a importância da realização do primeiro Carnaval pós-pandemia para a recuperação do setor.
"O Carnaval injeta na economia soteropolitana R$ 1,5 bilhão, com capacidade de gerar 50 mil empregos diretos e indiretos. Muito importante para promoção da nossa cidade. (…) A expectativa é grande para 2023, para realizar o maior Carnaval de todos os tempos”, concluiu Reis.
O presidente da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Bahia) relatou que espera um aumento no percentual de ocupação dos hotéis a partir do final de ano. "A gente tem uma expectativa muito grande após três anos sem Carnaval e isso gera muita procura na cidade. A única ressalva que tem sido feita é ao preços das passagens aéreas para Salvador, o que tem afastado os foliões da cidade e com um ajuste a gente consegue consolidar o Carnaval, que com certeza será grande. Os hotéis tiveram um período grande de preparação para proporcionar a melhor experiência".
O evento traz como uma das novidades o “Pavilhão de Exposição”, com quase cinco mil metros quadrados que permitem uma imersão no universo do Carnaval brasileiro. Na programação, conversas com especialistas e artistas, como a cantora Daniela Mercury, que participa hoje, às 16h, de painel sobre os “30 anos do Canto da Cidade”.
Outra estrela da música baiana presente na Expo Carnaval foi Margareth Menezes. Ela falou sobre a expectativa de retornar a comandar um trio no Carnaval de Salvador. "Quase três anos sem carnaval e acho que todo mundo vai querer o melhor movimento no Carnaval, mostrar seu trabalho, sua cultura e comigo não é diferente. É aproveitar esse momento desse verão maravilhoso da Bahia. Vamos aproveitar da melhor maneira possível", falou a artista, queu lançou 'Terra Fefé", música em parceria com Carlinhos Brown para a folia, além de outras parcerias.
No encerramento do primeiro dia, tem apresentação de Alceu Valença e do projeto Timbaladies, com participação de Carlinhos Brown. A Expo será encerrada com show da cantora Ivete Sangalo e Olodum.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes