Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPERAÇÃO ABADÁ

Golpe do abadá: quadrilhas virtuais miram foliões e polícia reage

Com mais de 15 anos de atuação, a Operação Abadá volta neste ano com foco no virtual

Por Bianca Carneiro e Luana Leal

20/02/2025 - 10:54 h | Atualizada em 20/02/2025 - 12:39
Ação integrada envolve as forças de segurança do estado, além de blocos, camarotes e estabelecimentos comerciais
Ação integrada envolve as forças de segurança do estado, além de blocos, camarotes e estabelecimentos comerciais -

Com mais de 15 anos de atuação, a Operação Abadá volta em 2025 com o objetivo de garantir segurança e organização na retirada dos abadás em Salvador. A ação integrada envolve as forças de segurança do estado, além de blocos, camarotes e estabelecimentos comerciais.

Leia Também:

Em lançamento oficial da ação nesta quinta-feira, 20, o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, afirmou que o foco está na inteligência e na integração entre diferentes setores, com acompanhamento nos pontos de distribuição e investigações para coibir fraudes e golpes. Nos últimos anos, criminosos passaram a usar as redes sociais e aplicativos de mensagens para aplicar golpes na venda de abadás, oferecendo preços abaixo do mercado para atrair vítimas.

“Há um acompanhamento de ações de inteligência, de investigação. A Polícia Militar reforça o policiamento cada vez mais, e há também uma parceria muito importante com o Shopping [da Bahia], que faz a utilização também de recursos, assim como, a Secretaria de Segurança, com câmeras na região”.

Além do Sistema de Reconhecimento Facial, das Bases Móveis e guarnições nos pontos de entrega e revenda, assim como no ano passado, cerca de mil policiais militares e civis estarão mobilizados ao longo da operação, atuando de forma ostensiva e velada. Mais de 150 câmeras de monitoramento foram instaladas nos cinco principais pontos de entrega de abadás e seus entornos, garantindo maior vigilância.

Operação Abadá no virtual

Para os crimes virtuais, a Operação Abadá conta com a atuação da Delegacia de Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) e do CyberLab, que monitoram transações suspeitas e investigam fraudes online. No ano passado, uma quadrilha especializada nesse tipo de golpe foi desarticulada, resultando na prisão de três pessoas. Para este ano, a expectativa é ampliar o monitoramento.

“Tem sido muito poucos, ou quase nulos os casos de violência, onde o folião é roubado com seu abadá. Hoje o processo de evolução, ele parte para a questão de investigação através das redes sociais, dos grupos de WhatsApp, então, nós trazemos para aqui também a participação da Delegacia do Consumidor no sentido de evitar qualquer tipo de fraude nesse processo de venda e compra, fazendo essa vistoria nas redes sociais e também nos ambientes virtuais porque nós também detectamos golpes que eram perpetrados a partir deste modus operandi, utilizando a parte virtual. Então, a gente traz também, para além da participação dos nossos policiais, da Delegacia Territorial, da delegacia voltada para o crime contra o patrimônio, a Delegacia do Consumidor e a delegacia também do estelionato digital”, explicou a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.

“A recomendação é que os foliões comprem apenas de fontes oficiais e desconfiem de preços muito abaixo do valor de mercado. Muitas vezes, os golpistas criam páginas falsas que parecem legítimas e, ao clicar em um link, a vítima é redirecionada para um site fraudulento”, alertou.

Superintendente do Shopping da Bahia, onde são entregues 90% dos abadás, Wilton Oliveira destacou a importância da operação para o folião. “No dia a dia as pessoas vão poder circular tranquilamente, pois a Secretaria de Segurança Pública, junto com todas as forças policiais, estarão dando toda a segurança para o folião e o turista pegarem os seus abadás.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

abadás de blocos ação integrada da polícia Carnaval 2025 Carnaval de Salvador Crime cibernético golpe do abadá golpe na internet golpe virtual Marcelo Werner Operação Abadá 2025 ssp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ação integrada envolve as forças de segurança do estado, além de blocos, camarotes e estabelecimentos comerciais
Play

A Dama admite erro ao criticar Pabllo Vittar: "Não era para ofender"

Ação integrada envolve as forças de segurança do estado, além de blocos, camarotes e estabelecimentos comerciais
Play

Filho de traficante, Oruam se revolta após cancelar show no Carnaval de Salvador

Ação integrada envolve as forças de segurança do estado, além de blocos, camarotes e estabelecimentos comerciais
Play

Carlinhos Brown invade a Barra com corrida antes de puxar Arrastão

Ação integrada envolve as forças de segurança do estado, além de blocos, camarotes e estabelecimentos comerciais
Play

Leo Santana leva sucessos para Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA