CARNAVAL
Ludmilla, Daniela Mercury, Xamã e mais: confira os trios sem corda
Programação do Carnaval do Governo do Estado foi apresentada nesta terça no Pelourinho
Por Matheus Calmon
Ao som de tambores e atabaques, o Carnaval da Bahia 2024, que neste ano homenageia os blocos afro, foi apresentado nesta terça-feira, 23, em evento no Pelourinho. No Largo, as ações dos órgãos estaduais foram detalhadas.
Segundo o governo, esta é a maior estrutura da história. Na segurança pública, 37 mil policiais e bombeiros estarão nas ruas durante a folia. Serão empregados 371 câmeras, sendo 108 de reconhecimento facial.
Ao Portal A TARDE, o secretário de Segurança da Bahia, Marcelo Werner, contou que os agentes passaram por diversas capacitações para o período.
"Tivemos diversas capacitações ao longo do ano para atuação em grandes eventos. Nossas forças de segurança são especialistas em grandes eventos, tanto que nós temos um batalhão específico de policiamento em eventos, que é o BEP, mas além disso, também de forma inovadora, esse ano tivemos uma capacitação voltada aos aos direitos humanos, a orientação em relação a crimes também, de ódio. A capacitação da nossa tropa é contínua".
No Turismo, 250 profissionais estarão nos circuitos fornecendo informações turísticas de orientação a turistas e foliões. Haverá ainda uma pesquisa sobre o perfil do turista e avaliação dos serviços no Carnaval.
A Promoção de Igualdade Racial vai distribuir material educativo de combate ao racismo e intolerância religiosa nos circuitos e nos bairros. Também haverá atendimento preventivo, orientações e acolhimento de denúncias na Unidade Móvel de Referência Nelson Mandela no circuito Dodô e no Plantão Integrado, na Carlos Gomes.
Postos de testagem para Hepatites Virais, HIV e sífilis com tratamento garantido em casos positivos. O Hospital da Mulher estará com funcionamento 24 horas para possíveis casos de mulheres expostas à violencia sexual.
O governador Jerônimo Rodrigues comparou a integração entre as pastas ao que acontece no trio elétrico.
"O Carnaval é uma grande integração das diversas áreas. É a mesma coisa de um bloco, de um trio elétrico, de um artista que, para se apresentar em qualquer trajeto carnavalesco, tem toda uma preparação. Alguém que escreve a letra, a música, alguém que organiza os instrumentos, os sons, as luzes, a beleza, as roupas".
O governador orientou ainda que o público deve evitar sair com itens que possam atrair a ação de meliantes. "Evitem levar para os circuitos qualquer coisa que chame a atenção", disse Jerônimo, que pontuou que, os que planejam atuar na criminalidade se depararão com os aparatos da Segurança Pública.
Nos três circuitos haverá cerca de 170 atrações gratuitas. Confira a programação dos desfiles sem corda do carnaval da Bahia.
Circuito Dodô - Barra Ondina
Quinta
Léo Santana
Ludmilla
Sexta
Timbalada
Thiago Aquino
Sábado
Daniela Mercury
Parangolé
Domingo
Alinne Rosa
Kevi Jonny
Segunda
Xamã
Luiz Caldas
Terça
Escandurras
Tayrone
Circuito Osmar - Campo Grande
Quinta
Daniela Mercury
Xanddy Harmonia
Sexta
Escandurras
Guig Ghetto
Sábado
Guig Ghetto
É O Tchan
Domingo
Lá Fúria
Carlinhos Brown
Segunda
Baiana Systen
Hiago Sacramento
Terça
Durval Lelys
Saulo
Pelourinho
Quinta
Márcia Castro
Filhos de Jorge
Sexta
Daniela Mercury e Afros
Nação Zumbí
Sábado
Attoxxá
Dom Chica
Domingo
Nara Couto, Hajur e Hiran
Nelson Rufino e Mariene de Castro
Segunda
Margareth Menezes
Duda Beat
Terça
Baco Exu do Blues
Baiana Systen
Quarta de cinzas
Arrastão com Bell Marques
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes