Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CARNAVAL

Vitória sobre preconceito alegra comunidade gay durante a folia

Eugênio Afonso

Por Eugênio Afonso

08/02/2018 - 10:16 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Em Salvador parece que ganham mais visibilidade a cada ano e estão cada vez mais soltos
Em Salvador parece que ganham mais visibilidade a cada ano e estão cada vez mais soltos -

O Carnaval é uma festa gay no sentido exato da expressão inglesa: “Alegre”. Mas, há tempos, gay tem sido apropriada pela comunidade homossexual e hoje é automaticamente associada a esse universo.

Pois não é que os gays também se identificaram absurdamente com o Carnaval? Afinal, nada mais equivalente do que uma alegria se apropriar de outra. E, desde tempos pretéritos, os homossexuais, sobretudo os da ala masculina, são destaques na festa de Momo em todo o planeta. Em Salvador parece que ganham mais visibilidade a cada ano e estão cada vez mais soltos.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Beijo na boca entre dois homens ou entre duas mulheres no Carnaval já deixou de ser um ato perigoso e realizado, de forma tensa, em um beco escuro longe dos holofotes. A comunidade vem, a cada ano, ocupando espaço na festa e expressando a afetividade em plena avenida como qualquer folião hétero.

“Estamos felizes por dar um não ao preconceito e estarmos em todos os espaços, sempre em busca de mais visibilidade. O crescimento do nosso empoderamento vem da consciência de que podemos estar, e ser respeitados, em qualquer lugar”, reforça Genilson Coutinho, editor-chefe do site Dois Terços, especializado em notícias para o público LGBT+.

Este ano, que promete ser do Carnaval sem cordas, os blocos voltados para o público LGBT+ são os que tiveram menos dificuldade de vender abadás.

E o roteiro para esse público é extenso. Começa hoje, no circuito Dodô (orla), com divas da folia: Daniela Mercury, sem cordas, Claudia Leitte, Aline Rosa e Os Mascarados, tradicionalmente LGBT+, comandado por Sandra de Sá e Liniker. E ainda tem encontro, e muita paquera, no Beco das Cores, antigo Beco da Off (Barra).

Nos outros dias também tem desfile de bloco e trio com muito gay entre os foliões. Mais informações estão no site San Folia, especializado no público LGBT+ – www.sanfolia.com (criado pelo grupo San Sebastian) – com dados de blocos assumidamente gays – Crocodilo (Daniela), Blow Up e Largadinho (Claudia Leitte) e O Vale (Aline Rosa).

E a San Sebastian ainda convoca para o ‘fervo’, após os desfiles. A boate gay abre de hoje até o dia 17, no Rio Vermelho, ao som das carrapetas de vários DJs.

Para o paraense Gustavo Aguiar, 25, é bacana blocos assumirem a diversidade: “Não dá para se contentar só com esses espaços. Temos que beijar no Largadinho, mas também em outros blocos e pipoca, ocupar os espaços, não somos diferentes de ninguém”.

Como de hábito, o Carnaval chega com novidades. Uma delas vem de Preta Gil, assumidamente bissexual. Ela lança a primeira boate do circuito Dodô, a Blacktape, para funcionar só na folia, de amanhã a terça, das 22h às 6h, entrada paga.

Denúncia

Apesar da visibilidade crescente da comunidade LGBT+, ainda há homofobia e é preciso ter cuidado e se posicionar quando houver agressão física ou verbal.

O Centro de Referência LGBT disponibiliza o telefone 98622-5494 (WhatsApp) e atua na festa, com posto central no Campo Grande.

Mas não precisa ficar intimidado. Brinque tranquilo, afinal já está estabelecido que lugar de gay no Carnaval é fora do armário e em qualquer circuito.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Em Salvador parece que ganham mais visibilidade a cada ano e estão cada vez mais soltos
Play

Preta Gil recebe homenagem de Luiz Caldas no Carnaval; assista

Em Salvador parece que ganham mais visibilidade a cada ano e estão cada vez mais soltos
Play

VÍDEO: Filha de Tia Má surpreende e pede bênção a Preta Gil

Em Salvador parece que ganham mais visibilidade a cada ano e estão cada vez mais soltos
Play

Em dia de polêmicas, trio de Daniela Mercury quebra e é rebocado

Em Salvador parece que ganham mais visibilidade a cada ano e estão cada vez mais soltos
Play

VÍDEO: Cantor pede namorada em casamento no trio de Kannário

x