CARNAVAL 2014
Campo Grande-Sé: irreverência marca penúltimo dia no Circuito Osmar

Por A TARDE On Line
>>Foi ao circuito? Mande foto e vídeo de sua turma!
O penúltimo dia de Carnaval no Circuito Osmar (Campo Grande-Sé), nesta segunda-feira, 7, foi marcado pela irreverência e criatividade da Mudança do Garcia e do bloco As Muquiranas. Mas quem abriu os caminhos da folia no tradicional circuito da festa foi a Banda Didá, que mostrou no som dos tambores e do samba-reggae a força das mulheres de Salvador e da Bahia.
Criada por Neguinho do Samba na década de 90, a banda feminina de percussão foi a primeira atração a desfilar na avenida. Formada por mulheres e crianças, paramentadas com abadás vermelhos e torso branco na cabeça, o grupo agitou a galera. No repertório, a banda cantou músicas que celebram a herança africana e reverenciam a autoestima do povo afrodescendente.
Em comemoração aos 25 anos de existência, o Bloco da Saudade foi o segundo a passar pelo Campo Grande. Com a banda tocando no chão, os músicos animaram os associados com marchinhas dos antigos carnavais. O vocal ficou por conta dos próprios foliões, que entoavam os refrões.
Quem também se apresentou no circuito mais antigo da foila foi Tonho Matéria, comandando trio independente.
Em seguida, foi a vez de Tomate entrar na avenida à frente do Bloco Inter. Cantando sucesso da carreira, além da "Eu Te Amo Porra", ele contagiou os foliões. No principal ponto da passarela, Tomate vestiu a camisa de superman, puxou o hit "Liga da Justiça", da banda LevaNoiz, e levou o público ao delírio.
No comando do Bloco EVA, Saulo Fernandes foi a quinta atração do dia. Ele voltou a homenagear o tema da folia deste ano, a percussão, e protagonizou o primeiro encontro neste quinto dia de festa.
Desfilando no chão, Saulo entrou na passarela ao som da percussão com a presença de Reinaldo, ex-vocalista do Terra Samba, e o percussionista senegalês Doudou Rose Thioune. Após prestar a homenagem, o cantor voltou ao trio e seguiu a apresentação com clássicos do seu repertório.
O Bloco Cheiro foi o próximo a desfilar na avenida, embalado por Alinne Rosa e a banda Cheiro de Amor. Seguindo a tendência do momento, a artista cantou pagode e vários hits de sucesso da banda, em uma animado pout-pourri.
A Mudança do Garcia entrou na avenida logo após o Cheiro. Com atraso de cerca de 2 horas, o irreverente bloco desfilou pela primeira vez na Circuito Osmar sem as carroças e jegues que sempre foram sua marca.
O bloco saiu do final de linha do bairro do Garcia na cadência do samba com centenas de manifestantes. Como de costume, a Mudança reivindica melhorias na saúde, educação e critica personalidades de destaque na cena nacional e internacional.
Com três cerca de 2 horas de atraso, as "meninas" do Bloco As Muquiranas desfilaram no Campo Grande. A animação ficou por conta da banda Psirico, com Márcio Victor. O cantor e os associados entraram vestidos de Gueixas e dançaram ao som de hits do grupo.
Durante a passagem pela passarela principal do Campo Grande, o cantor Márcio Victor desceu do trio para ferver os foliões pisando no chão da avenida ao som de "Chupeta", "Liga da Justiça" e "Firme e Forte".
Márcio Victor teve como convidado o dançarino e coreógrafo baiano Diogo Pretto, ex-BBB, eliminado da décima primeira edição do reality show. Diogo fez a coreografia da música "Liga da Justiça", e dançou junto com o vocalista, devidamente uniformizado com a fantasia do bloco.
À frente do Bloco Papa, a cantora Claudia Leitte fez a multidão pular. Com um figurino azul e vermelho, decorado com penas e inspirado em araras, a cantora faz uma apresentação empolgante e animou os foliões do bloco e da pipoca, apesar das quatro horas de atraso.
Por volta das 22h, o Ilê Aiyê, "o mais belo dos belos", entrou na Avenida e fez um inspirado desfile, homenageando este ano o estado de Minas Gerais, como foco de resistência negra na época colonial. A ala de canto e a percussão do bloco arrastaram centenas de foliões no circuito Osmar, provocando emoção com sua passagem.
>>O jornal A TARDE circulará durante todos os dias do Carnaval 2011. Na edição desta terça-feira, 8, acompanhe a cobertura especial do quinto dia da folia. Ou acesse aqui se for assinante da versão digital.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



