CARNAVAL 2014
Tradição do Jegue de Cueca e da Jega de Calçola é revivida na Cidade Baixa
Por Euzeni Daltro | A TARDE*
Uma tradição de antigos Carnavais em Massaranduba e Uruguai foi revivida neste sábado, 13, por moradores desses bairros. Eles repetiram o ritual feito há 30 anos por um dono de bar em Massaranduba conhecido como "Culé O Eu" e uma moradora do Uruguai, chamada de "Lalú". Eles refizeram, por iniciativa do Colegiado de Cultura de Itapagipe, o encontro do "Jegue de Cueca e da Jega de Calçola".
A donzela de quatro patas saiu por volta de 11h da rua direta do Uruguai "vestida" com uma roupa colorida e com frutas de plástico na cabeça em uma alusão a Carmem Miranda. Já o jegue saiu do Largo da Massaranduba e segue para o Largo do Papaguaio, onde vai trocar alianças com sua futura "mulher".
O "casal" é acompanhado por banda de percussão e sopro, pessoas com perna de pau, serpentina e muita festa. Também há espaço para protesto, através de cartazes produzidos por crianças e adolescentes da região, com mensagens contra o aumento da passagem de ônibus e desapropriação da orla de Itapagipe.
Organizadores do evento disseram que o objetivo da brincadeira é relembrar o Carnaval de antigamente e manter uma tradição que foi interrompida com a morte de seu "Culé O Eu" e dona "Lalú".
*Com redação de Paula Pitta | A TARDE ON Line
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes