CINEINSITE
Baiano já foi indicado ao Globo de Ouro; veja lista com brasileiros
Fernanda Torres se junta a uma lista de diversos artistas brasileiros, incluindo sua mãe, Fernanda Montenegro
Por Redação
A cerimônia do Globo de Ouro deste domingo, 5 de janeiro de 2025, pode marcar um momento histórico para o cinema brasileiro. A atriz Fernanda Torres está indicada na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático por sua atuação em "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. O filme também concorre na categoria de Melhor Filme Internacional.
Embora Fernanda Torres possa se tornar a primeira brasileira a vencer um Globo de Ouro por atuação, outros artistas brasileiros já foram indicados anteriormente. Um deles foi o baiano Wagner Moura, que concorreu em 2016 por sua atuação na série "Narcos".
Veja abaixo a lista de brasileiros já indicados ao Globo de Ouro:
Fernanda Montenegro e "Central do Brasil"
Em 1999, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz por sua performance em "Central do Brasil". O filme, também dirigido por Walter Salles, venceu na categoria de Melhor Filme Internacional.
Sônia Braga
A atriz Sônia Braga recebeu três indicações ao Globo de Ouro: em 1986 por "O Beijo da Mulher-Aranha", em 1989 por "Luar sobre o Parador" e em 1995 pela série "Amazônia em Chamas".
Wagner Moura
Em 2016, Wagner Moura foi indicado na categoria de Melhor Ator em Série Dramática por seu papel como Pablo Escobar na série "Narcos". A produção, com roteiro do brasileiro José Padilha, também foi indicada a Melhor Série de Drama.
Daniel Benzali
O ator brasileiro-americano Daniel Benzali foi indicado em 1996 na categoria de Melhor Ator em Série de Drama por seu papel na série "Murder One".
"Cidade de Deus"
O filme "Cidade de Deus", dirigido por Fernando Meirelles e codirigido por Kátia Lund, concorreu em 2002 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para "Fale com Ela", de Pedro Almodóvar.
"Orfeu Negro"
Embora falado em português e inspirado na peça de Vinícius de Moraes, "Orfeu Negro" venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 1960 representando a França, devido à nacionalidade do diretor Marcel Camus.
"Pixote: A Lei do Mais Fraco"
Dirigido pelo cineasta argentino-brasileiro Héctor Babenco, "Pixote: A Lei do Mais Fraco" foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 1982.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes