Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUDIOVISUAL

Mostra de cinema e livro trazem produções indígenas à Bahia

Além da Mostra Competitiva, o festival apresenta também as Mostras Especiais “Minérios são lascas de céu”

Por Chico Castro Jr.

16/10/2024 - 1:30 h
Filme 'A Flor do Buruti'
Filme 'A Flor do Buruti' -

Uma janela para a potência da produção audiovisual indígena: assim pode ser definido o festival Cine Kurumin, que chega a Salvador em sua nona edição, trazendo 70 filmes com exibição gratuita a partir de amanhã, no Cineteatro 2 de Julho, que fica na sede do Irdeb (Instituto De Radiodifusão Educativa Da Bahia).

Além da Mostra Competitiva, o festival apresenta também as Mostras Especiais “Minérios são lascas de céu” – com a presença do realizador Yanomami, Morzaniel Iramari Yanomami, diretor de três filmes exibidos no festival – e “Awé - Olhares do Nordeste Indígena”, que será apresentada pelos curadores Ziel Karapotó e Bia Pankararu, que estarão no festival.

Outra mostra é “Katahirine – Constelação Audiovisual das Mulheres Indígenas” que conta com a apresentação da curadora Olinda Muniz, que também realiza workshop de Artes Indígenas.

“O Cine Kurumin atua como uma plataforma essencial para o audiovisual indígena, criando espaços interculturais que ampliam e valorizam as narrativas dos povos originários”, afirma Thais Brito, diretora e curadora do festival.

“Através do cinema e do diálogo entre diferentes cosmovisões, o festival celebra a diversidade indígena em mais de 50 filmes na programação”, conta Thais.

Com sua imensa diversidade de povos indígenas – hoje cada vez mais conectadas e com acesso às tecnologias de audiovisual e informação – o Brasil deverá ver a produção audiovisual desses povos aumentar significativamente.

“Uma janela para as imagens de povos originários, o Cine Kurumin também possibilita o diálogo intercultural com os cineastas indígenas, provocando debates sobre os filmes e as questões indígenas contemporâneas. Esse encontro cria aproximações com a realidade dos mais de 200 povos que vivem no país, somando 1,7 milhões de pessoas”, contabiliza Thais Brito.

O Cine Kurumin foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Livro digital

Ainda sobre a questão indígena, um livro digital paradidático criado por 47 indígenas será lançado hoje na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc, em Ilhéus) para promover a diversidade e a paz nas escolas. 11.645 Indígenas e Diversidade para a Paz, publicação da Rede de Abya Yala com Amor, com realização da ONG Thydêwá, reúne indígenas de 20 povos do Brasil, três da Argentina e um do Equador, escrevendo e ilustrando.

O livro traz saberes ancestrais dos povos originários. Kadu Tapuyá, que é um dos autores, diz que “é muito importante trabalhar a temática indígena na sala de aula, já seguindo a obrigatoriedade da Lei 11.645 (de 10 de março de 2008, tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados), com isso ressaltamos a valorização da diversidade cultural, linguística e espiritual que existe no território brasileiro”.

Cine Kurumin 2024 - Festival de Cinema Indígena / Abertura: quinta-feira (17), 16h / Até domingo (20) / Cineteatro 2 de julho (R. Pedro Gama, 413 E - Federação) / Ingressos gratuitos e programação disponíveis em cinekurumin.com.br

Lançamento do livro digital “11.645 Indígenas e Diversidade para a Paz” / Hoje, 9h / Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Campus Soane Nazaré de Andrade (Rod. Jorge Amado, Km 16 - Salobrinho, Ilhéus)

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Cine Kurumin cinema indígenas

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Filme 'A Flor do Buruti'
Play

Globo de Ouro: reação de atrizes que perderam para Fernanda Torres surpreende

Filme 'A Flor do Buruti'
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

Filme 'A Flor do Buruti'
Play

"Malês" participa do Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil, em Salvador

Filme 'A Flor do Buruti'
Play

VÍDEO: Atores de série americana visitam Pelourinho e Arena Fonte Nova

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA