EXCLUSIVO
Wagner Moura rompe o silêncio sobre polêmica entre 'O Agente Secreto' e 'Manas'
Wagner comentou sobre o assunto em entrevista exclusiva ao A TARDE

Por Edvaldo Sales

A disputa pela vaga do filme para representar o Brasil no Oscar 2026 foi bastante acalorada e movimentou as redes sociais. ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho (‘Bacurau’) e protagonizado por Wagner Moura, levou a melhor e desbancou ‘Manas’, ‘Baby’, ‘Kasa Branca’, ‘O Último Azul’ e ‘Oeste Outra Vez’.
A corrida teve como protagonistas, principalmente, o longa de Kleber e o de Marianna Brennand, obras que geraram discussões na internet e renderam até análises de profissionais especializados falando sobre qual deles deveriam ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para a missão de disputar o prêmio de Melhor Filme Internacional na maior premiação do cinema.
Questionado pelo A TARDE sobre a disputa, Wagner Moura destacou que a “safra do cinema brasileiro” é muito boa. “Porque não era só ‘Manas’. Tinha vários filmes muito bons. Eu fiz um exercício de tentar me colocar fora de O Agente Secreto, o que é difícil, e fiquei pensando objetivamente. O Agente Secreto ganhou quatro prêmios em Cannes. Isso não acontece a toda hora”, pontuou.
O ator enfatizou que O Agente Secreto está seguindo o passo a passo do circuito para o Oscar, passando por diversos festivais de cinema importantes. “Kleber Mendonça Filho é um diretor muito conhecido, muito respeitado internacionalmente. O filme tem uma distribuidora chamada Neon, que é muito forte e ganhou os últimos Oscars. O filme fez o circuito Cannes, Telluride, Toronto e Nova York, que vai fazer agora. Esse é o passo a passo do circuito que se faz para a premiação do Oscar”, disse.
É um filmaço. Eu realmente acho, objetivamente, que é um filme que tem muita condição de representar o Brasil no Oscar. Sobretudo pelo fato dele ter sido escolhido dentro de uma safra que foi difícil, uma safra boa. Fico feliz. Eu não fico achando que a escolha foi maluca, acho que foi uma escolha acertada.
Vale lembrar que o filme não escolhido ainda pode competir em outras categorias do Oscar, apenas não na de Melhor Filme Internacional, onde cada país envia seu representante. Importante pontuar, porém, que, historicamente, é raro ver mais de um filme de cada país disputando, então normalmente cada comissão foca em seu selecionado.
História, elenco e prêmios
O Agente Secreto é ambientado em Recife, em 1977, e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
Além de Moura, o elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus. Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. O filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
O Agente Secreto chega aos cinemas brasileiros em 6 de novembro.
Assista ao trailer
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes