Caminho da Fé: onde tudo começou | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Aventura

Caminho da Fé: onde tudo começou

Essa foi a primeira peregrinação da Coroa de Mochila

Publicado sexta-feira, 31 de março de 2023 às 05:55 h | Autor: Selma Morais
Largada da primeira peregrinação em Paraisópolis, Minas Gerais
Largada da primeira peregrinação em Paraisópolis, Minas Gerais -

O Brasil tem diversos caminhos para peregrinações. Alguns oficiais, outros não. Existem caminhos bem sinalizados que você pode percorrer sozinho ou em grupos. Mas, também tem aqueles que você só pode ir guiado, pois não tem como chegar ao destino final, devido à falta de sinalização adequada.

E dentre os diversos caminhos de peregrinação do Brasil, o mais tradicional, conhecido e desejado é, sem sombra de dúvidas, o Caminho da Fé, que envolve trilhas pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, tendo como destino final, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior paulista.

Originalmente o Caminho da Fé surgiu na cidade de Águas da Prata, quando o peregrino Almiro José Grings tinha acabado de fazer o tradicional e internacionalmente conhecido Caminho de Santiago de Compostela e voltou para o Brasil com o desejo de fazer algo parecido no nosso País.

A beleza das trilhas, no Caminho da Fé
A beleza das trilhas, no Caminho da Fé |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Depois de muito trabalho, pesquisa e determinação, o Caminho da Fé foi criado e o trajeto oficial de 318 km, liga a cidade de Águas da Prata até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Mas, ao longo dos anos foram surgindo outros roteiros do Caminho da Fé, totalizando cerca de 2 mil km, partindo de outras cidades, mas todos, tendo o mesmo destino, que é a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Esses novos roteiros possuem distâncias variadas e o peregrino escolhe aquele que achar mais interessante e adequado para a sua aventura.

Porém, a Coroa de Mochila tinha que escolher o roteiro original do Caminho da Fé, até porque um dos seus desejos de adolescente era percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, que inspirou a criação da peregrinação brasileira.

Caminhar sozinha ajuda na paz espiritual
Caminhar sozinha ajuda na paz espiritual |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Como era sua primeira peregrinação, não era aconselhável fazer o roteiro total de 318 km. Então a decisão foi de partir da cidade de Paraisópolis, Minas Gerais, até Nossa Senhora Aparecida, distante 140 km.

O desafio foi feito em quatro dias, com trechos de 25 a 35 km por dia. Nos primeiros km da trilha, ainda na periferia da cidade mineira, começaram os questionamentos internos: O que estava fazendo alí? pra que essa caminhada? Será que o corpo vai aguentar? É isso mesmo que eu quero?

À medida que a trilha avança, que o suor escorre pelo corpo e que o peso da mochila começa a aparecer mais forte, as respostas chegam, juntamente com aquela sensação de prazer, alegria e muita felicidade, por estar vivenciando uma experiência única.

A beleza das trilhas, no Caminho da Fé
A beleza das trilhas, no Caminho da Fé |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Superar tudo isso, curtindo, a Serra da Luminosa, foi a confirmação de que realmente era caminhar em meio a natureza, o principal objetivo da vida dessa Coroa de Mochila, que também deixou pelo Caminho da Fé muitas lágrimas de alegria e ao chegar na Basílica de Nossa Senhora Aparecida fez a promessa de levar essa forma de viver para o resto da sua vida.

E o passo seguinte foi realizar o sonho da adolescência e percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, num trecho de 253 km, ligando a cidade do Porto, em Portugal, até a Basílica de Santiago, na Espanha.

Para você ver, em detalhes, todos esses caminhos, acompanhe os vídeos no Canal Coroa de Mochila, no Youtube.

*Informações e sugestões: [email protected]

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS