Corrida da Asa leva uma multidão à Base Aérea
Atletas percorrem parte do bambuzal do aeroporto
O cenário da 38a. Corrida da Asa, disputada no último domingo, era muito diferente, especialmente por passar por um dos locais mais icônicos de Salvador: o bambuzal do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães.
Além disso, boa parte do percurso percorria as trilhas utilizadas pelos militares, durante os seus exercícios de rotina. Foi muito interessante ver a maneira cordial e carinhosa como todos os integrantes da Base Aérea do Salvador tratavam os participantes da Corrida da Asa.
Logo ao amanhecer do dia da prova, o local passou a ter uma movimentação atípica, com muitos veículos e um animado grupo de atletas, que, curiosos, tentavam descobrir as novidades de uma base aérea.
Ao ser dada a largada as categorias dos 5 e 10 km seguiram o mesmo trecho inicial, com destino a região do bambuzal. Logo depois o percurso entrava na rua das locadoras de veículos, passando por um pequeno trecho da Estrada do Coco e logo retornando para uma transversal que margeia a própria Base Aérea.
Por um portão lateral foi possível entrar novamente na Base Aérea e somente nesse momento os grupos se dividiam, com a turma dos 5 km seguindo em direção a linha de chegada e os de 10 km entrando nas trilhas de exercício dos militares.
Mesmo com o trecho de 5 km sendo percorrido quase todo no plano, o calor acabou desgastando muito os atletas, que precisaram parar em todas as zonas de hidratação. Na área de largada e chegada os organizadores estavam pesando os atletas para posteriormente medirem o nível de desidratação após a prova.
Ao final do desafio, muita festa para a premiação dos vencedores. Na categoria Geral Masculino 10 km, a primeira colocação ficou com Cleidivan Melo, seguido por Alexsandro da Silva e Manuel Gomes da Silva. Entre as mulheres, o primeiro lugar foi de Valdira Silva Santos, com Junko da Silva Takatsu, em segundo e Idalina Noemia Cupertino em terceiro.
Na categoria Geral Masculino 5 km, o vencedor foi Felipe da Silva, seguido por Junior Cavalcanti e Marcos Venas. Entre as mulheres, a campeão foi Michele Santos, seguida por Sineire da Silva e Lídice Cerqueira.
Ainda na categoria Geral Feminina 5 km, estiveram participando 27 atletas com idade superior a 60 anos, onde se encaixou a Coroa de Mochila (67 anos). Ao final da prova ela ocupou a posição de número 209 (de um total geral de 236 atletas) e 24º. lugar de 27 atletas, na categoria 5k- Feminino – 60+.