Parque das Dunas é um paraíso para proteção ambiental
Lugar possui trilhas com diversidade de fauna e flora

Um dos principais objetivos da Coluna Coroa de Mochila é trazer para o público as inúmeras possibilidades de trilhas existentes em Salvador, para que a população possa, de forma simples, barata ou até gratuita, se exercitar e ao mesmo tempo, conhecer verdadeiras riquezas que a cidade possui e que são esquecidas ou desconhecidas.
Uma dessas belezas naturais que Salvador tem e que ainda é pouco conhecida e explorada pela população baiana é o Parque das Dunas, que possui uma área de 6 milhões de metros quadrados, entre os bairros de Itapuã e Praia do Flamengo.
O Parque das Dunas está inserido na APSA Lagoa e Dunas do Abaeté e tem uma grande importância para o nosso meio ambiente, uma vez que o local é considerado o maior manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restingas do Brasil. O local tem mais de 1250 tipos de árvores catalogadas e mais de 150 espécies de animais catalogados e protegidos.

E por falar em lagoas, o Parque das Dunas possui 12 deles, sendo alguns perenes, com água o ano inteiro e que, segundo os estudos já realizados, filtram a poluição da cidade.
Existem também, várias outras lagoas intermitentes, que surgem através dos lençóis freáticos, durante os períodos mais chuvosos. O banho nas lagoas é proibido, mesmo com a água sendo de boa qualidade, segundo as pesquisas.
Podemos fazer alguns tipos de trilhas no Parque das Dunas. No local existem trilhas curtas, de até três km e mais longas com 8 km ou mais. O importante é que em todas elas é possível passar por algumas lagoas e ver a grande diversidade da fauna e flora do local.
Monitores e guardas ambientais treinados e capacitados acompanham os trilheiros ao longo dos passeios, falam sobre dunas, lagoas e restinga e suas características. Essas aulas, ao ar livre, são fundamentais para o conhecimento do Parque das Dunas e para a sua preservação.

De acordo com as informações distribuídas pela coordenação do parque, a biodiversidade encontrada no Parque das Dunas é única em Salvador e na Região Metropolitana. A vegetação do local é representada pelo ecossistema de restinga e esse ecossistema faz parte do bioma da Mata Atlântica e tem por características o solo arenoso e salino.
O Parque das Dunas está inserido em uma zona de crescente urbanização, localizada atrás do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e rodeado pelo crescimento desordenado de Salvador e Lauro de Freitas. Isso torna o Parque das Dunas o único local preservado do nosso meio ambiente do Ecossistema de Lagoas, Dunas e Restinga de Salvador.
Então, o que você está esperando para conhecer de perto esse excelente local de preservação da nossa fauna e flora? No vídeo abaixo você vai conhecer um pouco de uma dessas trilhas que a Coroa de Mochila fez com a turma da Associação Bahiana dos Amigos do Caminho de Santiago (ABACS).
Para conhecer um pouco mais do Parque das Dunas e participar de uma das suas inúmeras atividades que existem no local, além das trilhas, entre em contato através do telefone (71-3036.1399) e agende a sua visita.
Veja o vídeo abaixo: