Tal mãe, tal filha
Com 11 anos, Luma segue, nas competições, os passos da mãe, Érica

O escritor português, Luís Vaz de Camões, no seu famoso livro Os Lusíadas, dizia: Tal pai, tal filho. A sabedoria popular logo simplificou para “filho de peixe, peixinho é”.
O que importa é que o significado disso é que os filhos geralmente reproduzem o que os pais fazem, de bom ou de ruim. As qualidades e os defeitos dos pais podem passar para seus filhos e tudo vai depender de uma série de fatores, especialmente a criação.
Quando você tem em casa um espelho que reflete boas ações, é difícil você agir de forma diferente.
E na família Sampaio tem um exemplo claro de Tal mãe, tal filha.

Com 40 anos de idade, Érica Sampaio é um espelho para a pequena Luma Sampaio, de apenas 11 anos, que desde os três anos pratica diversas modalidades esportivas.
Mas Érica também começou bem pequena, com cerca de seis anos, na cidade de Alagoinhas. Ainda criança veio morar em Salvador e entrou para o Circo Picolino e com ele foi parar na Europa, fazendo apresentações circenses, na França, aos 10 anos de idade.
A partir daí, a pequena Érica não parou e disputou Karatê, onde chegou a faixa preta, com muitos títulos. Inquieta, ao longo da vida, Érica se dividiu entre várias modalidades esportivas.
Foi para a Ginástica Olímpica, capoeira, futebol, baleado, remo, surf, mas, Érica terminou se encontrando nas corridas de longa duração.

E quanto aos estudos, depois de idas e vindas pelos cursos de Matemática e Educação Física, terminou se graduando na área 1.
Antes de descobrir um Lupus, doença imunológia, que baixa bastante a resistência física, Érica participou de uma maratona no deserto do Atacama, no Chile. E os médicos garantiram que essa intensidade de atividades físicas, ajudavam no controle da doença.
E, em meio a tantas corridas, é exatamente aí que começam as atividades esportivas da pequena Luma Sampaio. ainda na barriga da mãe, pois Érica disputou, grávida, uma maratona (42 km), que terminou com fortes contrações.
Com todo esse histórico na família (o pai também pratica muitas atividades esportivas) não era de estranhar que a pequena Luma seguisse os passos dos pais no que diz respeito a prática do esporte.
Com apenas três anos de idade Luma começou sua jornada esportiva na Ginástica Artística e aos seis ano fez a sua primeira prova de Triathlon Kids, com natação, ciclismo e corrida.
Com tantas opções à sua frente, Luma também fez balé, judô, patinação, surf e a cabecinha começou a ficar confusa, sem saber em qual esporte deveria se dedicar mais.
Nesse momento, entra a orientação psicopedagógica, para que deixasse a pequena Luma surfar em várias modalidades, pois estava na idade de experimentar.
Ainda em processo de crescimento, Luma Sampaio, com 11 anos de idade, coleciona medalhas e troféus de diversas modalidades esportivas.

Mas hoje ela está com o foco mais voltado para a natação, onde é integrante da equipe do Cepe e tem o apoio do Governo do Estado, através da Setre, do Programa Faz Atleta e da Petrobahia, que ajudam no crescimento técnico da pequena atleta, que teve, em casa, uma boa inspiração.
*Informações e sugestões: [email protected]