Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ACB EM FOCO
COLUNA

ACB em Foco

Por ACB Em Foco

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 10 de July de 2024 às 0:00 h | Autor:

ACB acolhe e qualifica mulheres empreendedoras do Subúrbio Ferroviário

Confira a coluna ACB em Foco

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem ACB acolhe e qualifica mulheres empreendedoras do Subúrbio Ferroviário
-

Formação de competências e habilidades voltadas para o desenvolvimento de mulheres do subúrbio ferroviário de Salvador que trabalham de modo informal. Este é o propósito do curso Empreendedora Raiz, lançado na última quinta-feira, no espaço Piancó, em Periperi.

Integrando o projeto Marsúpio, programa voltado para transformação do empresário informal em formal, com acolhimento e dignidade, o curso está sendo desenvolvido pela Universidade Aberta da Associação Comercial da Bahia (UNiACB) em parceria com a Fundação Paulo Cavalcanti, com a participação da União de Mulheres Empreendedoras de Salvador (UMES).

Visando formar e estimular a percepção profissional de liderança nestas mulheres que desenvolvem atividades econômicas informais, o curso oferece qualificação e profissionalização em áreas como Plano de Negócios, Finanças, Marketing Digital, Constituição e Legislação, Liderança e Cidadania, além de Recomposição de Aprendizagens e Alfabetização Digital.

“O curso faz parte do nosso projeto de acolhimento das empreendedoras raiz. Quanto mais estas mulheres se sentirem pertencentes, com conhecimento e oportunidades, mais elas poderão se desenvolver, gerar riquezas e melhorar suas vidas. Mais do que a formalização como microempreendedoras individuais, o objetivo é que elas desenvolvam os pilares da autoestima cidadã”, declara o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti.

Empreendedora informal no ramo de alimentação, Marilúcia Couto acredita que o curso vai ampliar as possibilidades de sucesso em sua jornada profissional, com dicas em áreas importantes, como marketing digital.

“Como estou iniciando um negócio, preciso saber lidar com a internet, postar minhas coisas. Além disso, também tenho interesse em me profissionalizar e fazer o curso de gastronomia. Como terá o curso de conclusão do segundo grau, vai ser um quê a mais em meu currículo e me ajudar como empreendedora. Futuramente, quanto eu tiver meu restaurante, eu já sendo uma chef, terá mais prestígio”, avalia Marilúcia.

Coordenadora da UMES, Alana Bittencourt destacou que o projeto Marsúpio dá voz e vez às mulheres que começaram a empreender por necessidade e querem sair da informalidade para a formalidade, com todos os recursos para que elas possam continuar crescendo.

“Elas terão acompanhamento individual, acesso a capacitações, e tudo isso soma para que se tornem independentes financeiramente, possam se livrar de qualquer situação que a vulnerabilidade financeira acaba causando, até mesmo de violência doméstica ou problemas de saúde mental como a depressão. É um projeto que atende diversos setores e áreas da vida de uma mulher”, elogia Alana.

Como explica o professor Ney Campelo, coordenador da UniACB, o curso tem conteúdo presencial e digital, composto por oito disciplinas que vão possibilitar, inclusive, a certificação do ensino médio e acesso ao ensino superior.

“Uma iniciativa de enorme valor da ACB para o enfrentamento da informalidade na Bahia, que supera os 50% das ocupações da mão de obra economicamente ativa”, complementa o educador.

Durante o lançamento do projeto, o presidente da ACB ressaltou também a importância da conscientização para que estas mulheres conheçam seus direitos e possibilidades de desenvolvimento social e financeiro.

“A consciência cidadã é sim da nossa conta. E uma transformação social efetiva só ocorrerá com atitude e acolhimento. Para isso, precisamos amadurecer a inteligência cidadã e evoluir no nosso pacto constitucional de 1988”, finaliza Cavalcanti.

Assuntos relacionados

capacitação profissional Desenvolvimento Social Empreendedorismo Feminino Inclusão digital Marketing Digital microempreendedoras individuais

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco