Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ACB EM FOCO
COLUNA

ACB em Foco

Por ACB Em Foco

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 05 de julho de 2023 às 6:30 h | Autor:

ACB e Rotary Club juntos pela educação

Confira a coluna ACB em Foco desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ó engenheiro Carlos Gantois tomou posse como presidente do Rotary Club da Bahia
Ó engenheiro Carlos Gantois tomou posse como presidente do Rotary Club da Bahia -

No último sábado, dia 1º, o Rotary Club reuniu centenas de pessoas no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia (ACB), para dar posse aos seus novos dirigentes para o ano 2023/24. O engenheiro e industrial Carlos Gantois e o publicitário Edilúcio Fernandes foram conduzidos, respectivamente, ao posto de presidente do Rotary Club da Bahia e governador do distrito 4391, que abrange clubes rotários da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Como discursaram os novos dirigentes, o planejamento é dar continuidade ao trabalho desempenhado no último anuênio (2022/23) pelo presidente Jayme Baleeiro Neto e pelo governador Cláudio Canuto, no propósito de resolver problemas reais da comunidade, com compromisso, visão e, principalmente, ação.

Tudo sobre ACB em Foco em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Durante a cerimônia, Gantois, que também é vice-presidente da ACB, destacou o entendimento a respeito da importância da união entre entidades do terceiro setor, da iniciativa privada e do governo estadual para melhorar os índices educacionais da Bahia.

Como ressaltou, em recente visita a Secretaria de Educação (SEC), foram apresentados pela secretária Adélia Pinheiro os planos para a gestão, visando o desenvolvimento da educação no estado, com posterior troca de ideias. “A secretária demonstrou total interesse em estreitar a parceria com o Rotary e com a ACB, na ocasião representada também por seu presidente eleito, Paulo Cavalcanti, e a vice-presidente, Rosemma Maluf. Vale destacar que entre as metas de Paulo para a sua gestão está o fomento à educação”, comemorou Gantois.

O presidente do Rotary Club da Bahia disse ainda que serão envidados esforços no sentido de apoiar a SEC para implantar no Colégio Rotary, em Itapuã, o modelo de educação integrada pública, incluindo cursos técnicos em diversas áreas. “Os cursos profissionalizantes do nível médio ajudam a incrementar recursos humanos para atender ao mercado de trabalho, contribuindo para melhorar a produtividade das empresas. Vale destacar que uma empresa se apoia em três pilares: humanware (Recursos Humanos), software (Método) e hardware (Máquinas e Equipamentos, inclusive Robôs), sendo que o RH é a mais importante. Como entende o pensador Immanuel Kant, o conhecimento é a base de uma sociedade”, exemplifica Gantois.

Rosemma Maluf também elencou a força das parcerias entre os setores da sociedade civil organizada, representada pela ACB, o setor público, representado pela SEC, e o terceiro setor, representado pelo Rotary, entre os mecanismos para a construção de uma agenda conjunta de políticas públicas efetivas e de impacto.

“Ter um ecossistema forte, com uma comunidade interessada e amiga da gestão pública, é fundamental. Temos que fazer a nossa parte para que o sistema funcione e não apenas depender dele. É preciso buscar parcerias, pois não devemos e não podemos trabalhar sozinhos. Cada setor é importante”, propõe a vice-presidente da ACB.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco