Desafios de cidades sustentáveis | A TARDE
Atarde > Colunistas > ACB em Foco

Desafios de cidades sustentáveis

Publicado sábado, 11 de junho de 2022 às 00:03 h | Atualizado em 11/06/2022, 00:29 | Autor: ACB Em Foco
Marcela Argolo, Sócia da All For You e professora da FGV
Marcela Argolo, Sócia da All For You e professora da FGV -

A Agenda 2030 trouxe a necessidade de se realizar um plano de ação para a melhoria das pessoas e do planeta com objetivo principal da busca da prosperidade e fortalecimento da paz mundial. Essa agenda indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a qual está incluso a criação e expansão de cidades sustentáveis. Para que esse plano se concretize, é necessária uma mudança de Mindset para conseguir alcançar esses objetivos. No que tange cidades sustentáveis, existem algumas metas como melhoria da segurança, moradia digna para todos, proteção das áreas verdes, redução do impacto de emissão de gases com mudança no transporte público, construções sustentáveis, dentre outras.

Se transformar em uma cidade sustentável é um propósito de longa jornada, um longo caminho a percorrer, pois existe uma busca para se eliminar todos os aspectos de desigualdade e impacto ambiental existentes gerando, portanto, uma resiliência, inclusão, e pensamento de longo prazo de melhoria contínua para que os problemas atuais que temos sejam solucionados de maneira harmoniosa. São aquelas cidades que alinham seus padrões de vida, produção e consumo com base em aspectos socioambientais com viabilidade econômica, promovendo desta forma o consumo consciente. Elas empregam a tecnologia otimizando os serviços com a finalidade de melhorar toda a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores.

Não existe um padrão de ações para uma cidade seja sustentável, o mais importante é que as ações tenham uma continuidade e pensamento de desenvolvimento sustentável de longo prazo. A sustentabilidade é um conceito e propósito de vida para toda a humanidade, tornando-se um desafio permanente. Dito isso, existe uma necessidade de incorporação do tema tanto nas políticas públicas municipais quanto nas políticas organizacionais, afinal de contas precisamos pensar em atuar para sustentabilidade tanto no setor público quando no setor privado, gerando assim um maior impacto. As mudanças nas políticas públicas são primordiais pois elas impulsionam o rumo da sustentabilidade da cidade como um todo. As áreas importantes de atuação são: Saneamento básico sustentável; Coleta seletiva de lixo; Mobilidade e acessibilidade; Consumo consciente de energia e utilização de energia renovável (Produção e consumo energético); Desenvolvimento planejado; Arquitetura; Área verde; Ação local para melhoria da saúde; Rede de transporte público eficiente; Foco no tratamento hídrico; Diminuição dos gases poluentes na camada de ozônio; dentre outros.

Se falarmos em âmbito mundial temos no topo da lista a cidade de Copenhagen na Dinamarca que tem seu principal transporte público (ônibus) movido a energia elétrica; incentivo de venda de bicicletas elétricas através do baixo custo; hotéis ecologicamente corretos com padrões de energia, arquitetura, construção de apartamentos com tecnologia de aquecimento e preservação de água, coleta e reciclagem de lixo e alimentação sustentável através de consumo de produtos orgânicos. O objetivo da cidade é de se tornar 100% neutra de carbono até 2025.

No Brasil ainda não temos nenhuma cidade a qual podemos dizer que é uma cidade sustentável, porém existem algumas que estão caminhando para tal. Santana de Parnaíba foi a primeira cidade a apresentar à ONU um plano de desenvolvimento sustentável e tem foco na melhoria contínua da coleta seletiva de lixo. Londrina, João Pessoa e Curitiba também são cidades que fomentam o desenvolvimento sustentável. O desafio é grande, a começar pela conscientização da importância do assunto e mudança de pensamento, temos que entender que somos parte de um todo e que somos responsáveis pelo cuidado da sociedade e ambiente que vivemos.

Publicações relacionadas