Doações para vítimas das chuvas estão sendo recebidas na ACB
Para prestar auxílio imediato aos atingidos pelas fortes chuvas que caem em muitas cidades do estado, a Associação Comercial da Bahia (ACB) está funcionando como posto de arrecadação e distribuição de doações para as vítimas, em uma ação em parceria com o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE/Bahia), a Associação Brasileira de Shopping Centers da Bahia (Abrasce), a Polícia Militar da Bahia, o Corpo de Bombeiros e a Ordem de Capelães do Brasil.
Representantes das entidades e voluntários da Ordem dos Capelães do Brasil se reuniram nesta segunda-feira (27), na sede da ACB, no bairro do Comércio, para planejar o início imediato da ação, uma vez que a catástrofe continua causando perdas e sofrimento para muitas famílias, comércios e indústrias de diversas cidades do estado. Os donativos arrecadados pelos shoppings serão destinados para o posto de coleta na ACB.
A prioridade é arrecadar itens de uso emergencial como água mineral, cobertores, alimentos, roupas e colchões. “É preciso que estas doações cheguem aos necessitados com a rapidez e efetividade que a situação exige. Por isso é importante esta atuação em parceria com instituições com a credibilidade necessária para fazer estas entregas imediatamente”, convocou o presidente da ACB, Mário Dantas.
O vice-presidente da ACB, Carlos Gantois, lamentou que as notícias sobre famílias, lojistas e industriais que tiveram suas vidas e negócios levados pelas chuvas não param de chegar. “Diante das tristes informações, precisamos agir com força, coesão e união. Trata-se de uma ação meritória em prol do povo do estado da Bahia”.
As equipes estarão de plantão na sede da ACB para receber os donativos, e a logística de distribuição será coordenada pela Polícia Militar da Bahia. Como detalhou o Coronel Fiúza, Diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos - DPCDH, a corporação vai disponibilizar todo apoio necessário para levar as doações até as regiões afetadas. “Precisamos nos unir para ajudar rapidamente quem mais está precisando. São parcerias importantes, e que precisam ser reforçadas, independente dos momentos críticos".
A mobilização será realizada enquanto houver necessidade de ajuda. “Esta reunião representa um gesto de empatia, de sentir a dor do outro”, declarou Major Geraldo Ramos, a respeito do apoio voluntário e imediato dos empresários baianos.
Desde a quinta-feira (23), a situação se agravou principalmente nas regiões sul, extremo sul e sudoeste, que concentram o maior número de localidades atingidas. Conforme os dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), até o momento foram registradas 20 mortes em decorrência das chuvas, mais de 16 mil pessoas desabrigadas e outras 19,5 mil desalojadas. Ainda de acordo com o órgão, eram 72 municípios em situação de emergência, e 58 em crise devido às enchentes.
Publicada às quartas-feiras, a coluna mostra a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
