Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ACB EM FOCO
COLUNA

ACB em Foco

Por ACB Em Foco

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 28 de February de 2024 às 5:30 h | Autor:

Presidente da ACB coordena GT de regulamentação da Reforma Tributária

Confira a coluna ACB em Foco desta quarta-feira, 28

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti
Presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti -

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo e o Instituto Unidos Brasil (IUB) realizaram reunião em Brasília, no dia 30 de janeiro, com representantes de diversos setores da economia brasileira, advogados e tributaristas, para discutir a Emenda Constitucional nº 132/2023, que irá regulamentar a Reforma Tributária.

O presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti, representou a entidade no encontro, que contou ainda com a presença do advogado Jacques Checcucci, representando o Conselho Consultivo das Entidades Empresariais da Bahia (Consempre).

Na reunião, foram criados 19 grupos de trabalho (GTs) para fomentar a discussão da regulamentação da Reforma Tributária. O presidente do IUB, o empresário Nabil Sahyou, pontuou a importância da participação da sociedade civil organizada perante o legislativo para garantir segurança jurídica na deliberação das propostas de legislação complementar.

Com participação ativa nos debates sobre a Reforma Tributária, Cavalcanti assumiu a coordenação do GT 6, que irá tratar sobre “Demais Regimes Específicos”, que engloba Sociedades Cooperativas; Serviços de hotelaria, parques de diversão e parques temáticos, agências de viagens e de turismo, bares e restaurantes; Serviços de transporte coletivo de passageiros rodoviário intermunicipal e interestadual, ferroviário e hidroviário; Aviação regional; Operações alcançadas por tratado ou convenção internacional, como as missões diplomáticas; Sociedade Anônima do Futebol; Indústria automotiva.

O GT iniciou os trabalhos no dia 19 de fevereiro, com a participação de 79 integrantes, entre especialistas, advogados e empresários com bastante conhecimento e experiência para debater o tema e propor melhorias e esclarecimentos para que a Reforma Tributária possa entrar em vigor com a clareza necessária. Além de Cavalcanti e Checcucci, a representação baiana no GT conta ainda com os advogados tributaristas Josiane Mainardi, ngelo Pitombo e Vitor Flores.

“Acredito que a Reforma Tributária possa melhorar o ambiente empresarial no nosso país, criando maior capacidade de geração de empregos, renda e riquezas. Mas para isso, precisa haver a representatividade daqueles que são mais impactados com o novo regime tributário, que estão na iniciativa privada e na sociedade civil organizada”, convocou o presidente da ACB.

Ainda segundo Cavalcanti, o objetivo agora é sensibilizar o maior número de lideranças dos setores produtivos para que também participem dos debates e defendam as empresas para que a Reforma Tributária possa, de fato, diminua a carga tributária e a burocracia, tornando o Brasil um país mais moderno e justo.

“Nos acostumamos a reclamar em grupos de WhatsApp, a criticar a ineficiência do Estado brasileiro, mas ainda não aprendemos a agir com inteligência cidadã, exercendo a nossa democracia participativa. Com estes GTs, temos uma grande oportunidade de contribuirmos com trabalho, ideias e propostas para avançarmos nas melhorias que desejamos para o nosso país”, finaliza Paulo Cavalcanti.

Assuntos relacionados

Associação Comercial da Bahia Emenda Constitucional Frente Parlamentar do Empreendedorismo Instituto Unidos Brasil reforma tributária Sociedade Civil Organizada

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco