Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ACB EM FOCO
COLUNA

ACB em Foco

Por ACB Em Foco

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 27 de setembro de 2023 às 3:00 h | Autor:

Seminário na ACB discute transação e mediação tributária

Confira a coluna ACB em Foco desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Marcelo Nogueira Reis, advogado tributarista e sócio no Nogueira Reis Advogados
Marcelo Nogueira Reis, advogado tributarista e sócio no Nogueira Reis Advogados -

“A transação e a mediação são o futuro do Direito Tributário?” é o tema do seminário que a Associação Comercial da Bahia (ACB) sedia amanhã, às 8 horas, com a participação do Poder Judiciário, Procuradorias de Fazendas da União, Estado e Municípios, gestores públicos, advogados, tributaristas e empresários.

O painel de abertura trará uma “Visão geral da transação e mediação tributária”, com apresentações do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Nilson Castelo Branco, e do advogado tributarista Marcelo Nogueira Reis, que também coordena o encontro.

Tudo sobre ACB em Foco em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“É necessário se discutir outras formas de solução de litígios, principalmente diante da atual situação do Judiciário, já abarrotado de processos, que causa demora nas soluções justamente pela quantidade. E a transação é uma eficiente forma de extinção do crédito tributário e da dívida tributária, com o contribuinte e o fisco fazendo concessões mútuas”, justifica Nogueira.

Como analisa a advogada tributarista Roberta Broder que, ao lado da secretária de Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, apresenta o painel “Transação e compliance cooperativo tributário”, a questão tributária no Brasil é uma grande preocupação para empresários e investidores em geral, não só pela alta carga tributária, mas, principalmente, pela incerteza e falta de previsibilidade de quanto e como se deve pagar.

“O seminário trará uma proposta de mudança de postura na relação entre o fisco e o contribuinte, a fim de buscar a solução de conflitos de forma mais eficiente, justa e célere para ambas as partes. A ideia é estabelecer um clima de confiança e segurança jurídica, o que estimulará a retomada de investimentos em nosso país”, complementa Roberta.

O seminário conta ainda com o painel “Transação tributária: A experiência e a implantação nas Procuradorias”, com a procuradora da Fazenda Nacional, Liana Paula Vidal Pacheco, a coordenadora da Procuradoria Fiscal do Município, Andrea Claudia Oliveira, o procurador-geral de Vitória da Conquista, Jônatan Meireles, e o procurador do Estado da Bahia, Thiago Pereira.

Já o tema escolhido para o encerramento é “A cobrança coercitiva é meio adequado para buscar o aumento de arrecadação?”, com o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, e o advogado criminalista, Adriano Figueiredo.

“O seminário busca explorar e difundir a transação que já existe nas práticas da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, no âmbito da União, no Município de Salvador, que implementou legislação tratando de transação, e no estado da Bahia que, ao que se sabe, está preparando algo na linha. Todos buscando exatamente a transação e, em alguns casos, a mediação, para pôr fim a vários e vários litígios que estão se arrastando no judiciário ou na própria administração pública”, acrescenta Nogueira.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco