35 anos de luta a favor da vida
O GACC - BA atende mais de 4.600 famílias pobres de cidades do interior e da capital baiana
Hoje comemoramos, com orgulho, os 35 anos de fundação do Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA), uma instituição filantrópica que nasceu do empenho de médicos, pais e amigos de crianças que tiveram câncer e que mobiliza, diariamente, voluntários, colaboradores, parceiros e doadores com o único propósito: proporcionar todas as condições para que crianças e adolescentes carentes com câncer realizem o tratamento médico adequado.
Chegar até aqui não foi tarefa fácil. Avançamos com muito trabalho e conseguimos assistir mais de 4.600 famílias pobres do interior e da capital, além de implementar projetos que mudaram a vida dos pacientes, incluindo-os socialmente, mesmo em compromissos que eram interrompidos devido ao tempo dedicado à recuperação, a exemplo das atividades escolares.
Inicialmente, quando nossa instituição era sediada no bairro do Tororó, as crianças frequentavam a Escola Municipal Amélia Rodrigues, com todo o apoio pedagógico garantido por Lei Federal nº 9394/96. Hoje, o ensino passou a ser ministrado na própria sede do GACC-BA, com o apoio de professores da rede municipal.
Outra melhoria que celebramos ao longo dos anos foi o aumento do número de hospitais. Hoje dispomos de cinco centros de tratamento na Bahia, sendo um deles da rede pública, em Feira de Santana. Mesmo com tantas conquistas, ainda é urgente reconhecer a importância do diagnóstico precoce como um dos principais responsáveis pelo aumento das chances de cura.
O câncer infantojuvenil é a segunda maior causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, as chances de sobreviver à doença, no Brasil, situam em 64% e, no Nordeste, 60%. Em países de alto IDH, este número chega a 85%. Muitos passos continuam sendo dados pelo GACC-BA para atingir maiores índices.
Oferecemos mais de 20 serviços e benefícios gratuitos e continuados, como hospedagem, alimentação, transporte, assistências social, odontológica, fisioterapêutica, nutricional, psicológica, apoio educacional e artístico em espaços modernos e estruturados, como biblioteca e brinquedoteca, atividades que favorecem o sucesso e a formação dos assistidos como cidadãos.
Outro grande marco foi a criação da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), congregando 50 instituições lutando pelos direitos das crianças. Foi responsável pela mobilização que culminou com a implementação da Lei 14.308, em 2022, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.
A caminhada não acaba aqui, pois há muito que fazer. O apoio dos voluntários, doadores (pessoas físicas e jurídicas), parceiros e amigos, nos dá a certeza de que juntos somos ainda mais fortes.
Roberto Sá Menezes – Fundador e Presidente do GACC-BA