Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ARTIGOS
COLUNA

Artigos

Por Da Redação

Artigos
ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 13 de February de 2024 às 7:30 h | Autor:

Certame combate “orgulho ignorante”

Confira a Coluna Tempo presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Marina Torres, Julia Andrade e Rebeca da Silva irão representar a Bahia em São Paulo
Marina Torres, Julia Andrade e Rebeca da Silva irão representar a Bahia em São Paulo -

Estudantes de Salvador e Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado, garantiram vaga na finalíssima da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace. A disputa equivale a um campeonato brasileiro categoria júnior com o objetivo de revelar talentos para a ciência brasileira, uma estratégia de combate à ignorância, e mais, o culto à ignorância no país.

O fato de este fenômeno do “orgulho ignorante” ter crescido exponencialmente, devido aos discursos de autoridades ora sob investigação da Polícia Federal, aumenta a importância do certame de perfil pré-universitário. Os cinco projetos classificados pela Bahia são de estudantes da Escola do Serviço Social da Indústria, o Sesi, totalizando 12 alunos integrantes do programa de Iniciação Científica.

"Conseguir a aprovação de projetos tanto da capital quanto do interior do estado mostra que nosso Programa de Iniciação Científica está no caminho certo, trazendo nossos estudantes pesquisadores como protagonistas na produção de conhecimento científico no ensino básico", comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.

Áreas –Todas e todos estão em regime de concentração visando trazer o título nacional na competição programada para os dias 18 a 22 de março, em São Paulo. Entre os projetos desenvolvidos por soteropolitanos e conquistenses, destacam-se os das áreas de química, eletrônica, zootecnia, além de educação e sociologia, bastiões da resistência antiignorância no Brasil.

O Campeonato Brasileiro de Conhecimento é promovido anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Comunidades de Cachoeira

O Projeto Carnaval das Comunidades de Cachoeira tem hoje encerramento da programação do Quilombo Folia, em Santiago do Iguape, com arrastão e banda animando a festa desde domingo. Também na comunidade de São Francisco do Paraguaçu terminam hoje os festejos abertos dia no dia 9. Organizados pelas próprias comunidades, os eventos têm apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Em um dos eventos de hoje, o Carnaval do Saco terá a animação do Samba de Roda Raízes do Boqueirão, a partir das 14h e, na sequência, Central do Samba, Sedução do Prazer e Jader Pires.

Farmácia Veterinária

A proteção aos animais, pela via do bem necessário da saúde, tem um reforço importante com o trabalho de capacitar o homem do campo, utilizando-se os recursos da internet no curso de Farmácia Veterinária na Propriedade Rural. Embora enfrente os efeitos de uma estrutura ainda precária para instalação de equipamentos de acesso ao ciberespaço, em grande parte do interior, a capacitação proposta pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) pode alcançar muita gente. Para participar do curso com carga de três horas, é preciso ter um smartphone e/ou computador com acesso à internet, além de idade igual ou superior a 18 anos.

Neste viés de capacitação 100% online, o aprendiz pode ser incluído nas “turmas”, a depender de sua agenda pessoal, pelo aplicativo WhatsApp. Entre os conteúdos a serem ofertados, estão localização e estrutura da farmácia, equipamentos necessários, armazenamento e conservação, controle de estoques e de perdas. Um dos itens de maior relevância é o referente a principais medicamentos, devido a seu perfil decisivo no momento de utilização para salvar o animal, ao manter sempre disponíveis os remédios, na quantidade correta. O acesso aos conteúdos é por meio da plataforma Senar Play, que reúne vídeos, podcasts, cartilhas, tours virtuais e outros cursos.

POUCAS & BOAS

Com atrativos que fazem parte do destino turístico Chapada Diamantina, Andaraí encerra hoje à noite a programação do Carnaval, mantendo a tradição dos festejos voltados para toda a família. A concentração para a charanga com o bloco dos Bubas será na Praça do Rosário. Aberta dia 9, a festa de Momo contou com blocos tradicionais e festividades voltadas para as crianças.

Da Redação, com Miriam Hermes

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco