Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ARTIGOS
COLUNA

Artigos

Por Jolivaldo Freitas*

Artigos
ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 27 de maio de 2021 às 17:52 h | Autor:

Enfiando na urna

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Quando se vê Bolsonaro e os seus acólitos dizendo que sem comprovante de voto Lula vai ganhar as próximas eleições, fica-se com a impressão que o presidente e os seus auxiliares já deram com os burros n´água e entregaram os pontos, que estão com mais medo que generalbrasileiro em CPI. A sensação é que Bozo está enxergando maus momentos em novembro do próximo ano e busca de pronto e antecedendo a inglória, ou disglória como diria o coronel Ponciano Azeredo, ele lá com seu lobisomem, a derrota. Seria uma crônica de uma ruína anunciada? Como se diz na Bahia “quem tem jacu tem medo”.

Essa história de querer que as urnas eletrônicas emitam um recibo é o que se chama de retrocesso. O Brasil sempre se orgulhou de ter inventado a urna eletrônica que já foi exportada para diversos países sem nenhuma queixa de fraude. Pelo contrário, o que se vê é o elogio por seu sistema antifraude, vez que nem hacker pode com ela, pois nos votos não transitam, via internet, tendo um quilate próprio.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A iniciativa do presidente de querer desclassificar a urna eletrônicasó pode ser por má intenção, por não entender e não procurar entender do riscado ou mesmo do seu ímpeto negacionista que se espraia por todas as áreas.

Fica faltando dentro do retrocesso para priscas eras, pedir a volta do voto escrito e que somente poderá votar quem tiverfazendas, escravos e gados. Ou querer que os coronéis (do sertão é claro) ressuscitem os votos de cabresto ou o velho hábito de dar um pé de sapato para o eleitor e, que no caso de o candidato do coronel ser eleitor então recebia o outro pé. Ou uma dentadura. Ou o atendimento médico, as telhas, a areia, o tijolo ou uma graninha por fora.

Essa atitude retrógrada terminará por exigir a volta dos bondes, das caravelas, do orelhão com suas fichas que eram engolidas justamente quando só tinha uma à mão; do forno a lenha, do lampião a querosene, do mertiolate que arde, do purgativo, da sangria ou mesmo do alho pendurado na porta para espantar lobisomem. Se bem, que ando com saudade da radiola Zilomag e da TV da marca Colorado RQ. Quem não é da geração Y ou Z sabe o que estou falando. Só falta Bolsonaro querer a volta do Repórter Esso na telinha preto e branco. Só para lembrar: as urnas atuam há mais de 25 anos sem problema e o resto é querer tumultuar.

Imagem ilustrativa da imagem Enfiando na urna
| Foto: Divulgação
Jolivaldo Freitas

Jolivaldo Freitas* é escritor e jornalista. e-mail: [email protected]

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco