Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ARTIGOS
COLUNA

Artigos

Por Da Redação

Artigos
ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 25 de February de 2024 às 7:14 h | Autor:

Estratégia inteligente

Confira o Editorial do Grupo A Tarde deste domingo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Assinatura do Programa Pé de Meia
Assinatura do Programa Pé de Meia -

Toda iniciativa bem pensada para garantir o interesse da juventude na educação formal merece menção de louvor, a exemplo do Programa Pé de Meia, tática para evitar evasão e, consequentemente, aprovar mais estudantes.

Anunciado pelo governo federal há pouco mais de um mês, o país tem pressa para estimular o ensino-aprendizagem, portanto já anda a passos largos a viabilização do projeto, encerrando-se dia 28, quarta, o prazo final de inscrição.

O apoio imediato virá em oito parcelas mensais, correspondentes ao período escolar de 2024, com o primeiro depósito em conta aberta na Caixa Econômica Federal programado para transferência no intervalo de 29 de abril a 6 de maio.

Nos acréscimos, a ideia é a de ajudar 2 milhões no ensino médio com caderneta de poupança, a ser atualizada durante o período do curso, ao final liberado o montante, se comprovado o mínimo de 80% de presença nas aulas.

Ao obterem o auxílio suplementar, os discentes têm a responsabilidade aumentada na proporção da garantia de alimentação e mobilidade, sem render-se precocemente ao mercado, como forma de ajudar nas despesas de casa.

Engajado na formação da cidadania, por meio do A TARDE Educação, que incentiva escolas e docentes, A TARDE publica neste domingo, 25, reportagem sobre o tema, abordando aspectos variados, a fim de contribuir para impulsionar a inteligente estratégia.

O objetivo imita, no sentido positivo de copiar uma boa prática, duas propostas de sucesso, promovidas pelo governo baiano, o “Bolsa Presença” e o “Mais Estudo”, em vigência desde o período da pandemia, beneficiando o alunado.

A convergência, unindo âmbitos federal e estadual, tem o propósito de sustentar quem enfrenta situação vulnerável, devido à baixa renda, contabilizando a média recebida – ou não – por todos os integrantes da família.

Com investimento de R$ 636 milhões neste ano, a estimativa é a de beneficiar 415 mil matriculados, garantindo vantagens para todos os envolvidos: o aluno estudioso, a família feliz e o empresário, ao dispor de recursos humanos.

Assuntos relacionados

aprovação de estudantes Bolsa de Estudos Educação EVASÃO ESCOLAR governo baiano governo federal renda familiar

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco