Aiba e governo do estado lançam Operação Safra 2023-24
A ação é realizada pela Secretaria da Segurança Pública, com apoio da Associação dos Irrigantes da Bahia
São onze municípios do oeste da Bahia, e na próxima quinta-feira será lançada a Operação Safra, na sede da Base Avançada (Bavan), grupamento aéreo da Polícia Militar (Graer), na cidade de Barreiras.
Esta ação é realizada pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), com apoio da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba).
Por seis meses, o policiamento na região deverá ser ampliado, objetivando aumentar a segurança na zona rural e nas comunidades produtoras.
O combate ao crime, com especial atenção à prevenção ao roubo de cargas, é o objetivo central, mas a operação ainda apoiará a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na logística de fertilizantes e defensivos agrícolas e em ações para o controle de pragas, doenças e ervas daninhas – a segurança fitossanitária.
A Polícia Militar da Bahia realiza a operação com o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), incluindo o comando da companhia de policiamento especializado (Cipe Cerrado) e a 3ª Companhia da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A coordenação da iniciativa e ação de segurança é do CPRO, com participação da Rondesp, CIPT, e 85ª e 86ª CIPM.
Suporte
O apoio, suporte institucional de toda essa operação que vai levar segurança a todo movimento dos insumos e safras do oeste baiano é da Aiba.
O lançamento, em Barreiras, da décima edição da Operação Safra 2023-24 contará com a presença do comandante-geral da PM-BA, o coronel Paulo Coutinho.
Também do secretário da Segurança Pública do estado da Bahia, Marcelo Werner, e do diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes Luz.
O roubo no campo tem sido alvo de organizações criminosas, por conta do valor elevado dos insumos e equipamentos de alta tecnologia. Assim, é muito importante a mobilização da sociedade civil organizada, pelas entidades dos produtores rurais, junto com o governo e os responsáveis pela segurança, agindo de forma preventiva e ostensiva.
A Aiba, entidade tradicional dos irrigantes da Bahia, está de parabéns pela parceria, ao lado dos órgãos da defesa fitossanitária, do patrimônio e de vidas humanas.