Bahia é recorde de safra | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Bahia é recorde de safra

Produtoras e produtores devem colher 11,4 milhões de toneladas este ano no estado

Publicado domingo, 12 de junho de 2022 às 17:18 h | Autor: José Luiz Tejon | [email protected]
Lavoura de soja puxou o crescimento dos grãos na Bahia
Lavoura de soja puxou o crescimento dos grãos na Bahia -

Na Bahia em 2021 foram 10,5 milhões de toneladas. Agora em 2022 produtoras e produtores devem colher 11,4 milhões de toneladas, informa o LSPA - Levantamento Sistemático da Produção. Na Bahia cresceu o milho e a soja, puxando o crescimento dos grãos, onde o estado também contou com condições climáticas favoráveis.

No Brasil, a Conab registra previsão de 271,3 milhões de toneladas para safra 2021/22.

Perante a previsão inicial da safra, de 288,6 milhões de toneladas, perdemos 15,8 milhões de toneladas em função dos fatores climáticos, porém conseguimos recuperar com crescimento do milho que teve aumento de área nos grãos de 8,7% sobre ano anterior. O milho segunda safra salvando parte do prejuízo no sul e Sudeste com o clima desfavorável. O Brasil plantou uma área total de 73,7 milhões de ha, revelando um crescimento na área de 5,7% sobre o período anterior de 2020/21 , onde a soja cresceu 4,6%.

Trigo também cresce deveremos obter 8,4 milhões de toneladas, um avanço sobre a faixa de 7 milhões dos anos anteriores. No algodão seguem condições favoráveis de clima agora, no arroz haverá diminuição, no feijão ligeiro crescimento de 6% .

E para 2022/23 precisamos muito mais grãos, que o super plano safra do ministro Marcos Montes saia, que a voz do ex ministro Roberto Rodrigues seja ouvida, um plano safra de guerra e que além do crédito rural tenhamos insumos, máquinas e seguro rural para que os agricultores possam investir sem medo. Precisamos de no mínimo 300 milhões de toneladas de grãos para 2022/23. Que a Bahia continue crescendo. 

Na Bahia a produtividade tem aumentado pelos investimentos dos agricultores no solo e nos controles de pragas e doenças. A gestão dos micro biomas de cada propriedade rural revelam a cada dia que passa serem produtoras e produtores rurais “agentes da saúde“ em todos os sentidos. 

Posso afirmar, precisamos e já estávamos precisando desde o prenúncio da crise Covid, início de 2020 de um plano especial de segurança alimentar. Estoques de segurança, onde recursos precisariam ser reunidos para que os agricultores plantassem, mas não fossem eles a correr o risco. A agricultura precisa sim ser protegida é alvo de administração estratégica. Tanto para vender para o mundo, para o consumidor interno e para a justa filantropia.

Publicações relacionadas