Embrapa faz 50 anos e lança livro sobre o futuro
Com o título "O Futuro da Agricultura Brasileira", livro reúne 10 visões diferentes sobre o futuro do agro
Será formalmente lançado nesta quarta-feira um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Embrapa, com o título O Futuro da Agricultura Brasileira.
Essas visões abordam o que esperar do futuro agro do Brasil, o futuro verde, o Brasil fornecedor sustentável de alimentos e energia, o Brasil que alimenta o futuro, e alimentar significando construir esse futuro, o rumo à segurança alimentar em 2050, quando o mundo e o agro serão mais cooperativos; o Brasil como exportador de soluções e inovações, a regulação de alimentos, crescer juntos biocombustíveis e alimentos, agropecuária de baixo carbono e inovação.
E tive a honra também de estar incluído nesta obra que celebra 50 anos da Embrapa, trazendo visões para os próximos 50, com meu capítulo, que batizei: BRASIL, O FUTURO DO AGRIBUSINESS.
Trato da reunião de três conceitos que explicam a Embrapa quando integra a visão sistêmica de agribusiness, nascida em Harvard nos anos 1950, como um corpo interconectado do antes, dentro e pós-porteira das fazendas; trago a visão do design thinking, no qual pesquisadores da Embrapa reúnem de forma distinta os genes, as moléculas, os algoritmos, e criam a viabilidade de transformarmos solos tropicais e ambientes considerados inóspitos para produção de alimentos no, hoje, o maior país com potencial de assegurar alimentos, energia e meio ambiente para o mundo.
E menciono o poder de marketing da Embrapa, que em pesquisa junto à população sobre qual marca tem credibilidade para falar em nome do agro do País, surgiu disparadamente na frente a marca Embrapa.
O livro será encontrado online no site da Embrapa – O Futuro da Agricultura Brasileira - 10 Visões, e tem introdução de Eliseu Alves, fundamental na história, um dos fundadores da Embrapa, e José Eustáquio Vieira Filho, doutor em economia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Eles ressaltam que a inclusão nas cadeias produtivas será elemento sagrado para milhões de pequenos agricultores. O prefácio é dos editores Marcos Pena Jr. e Marcos Françoso.
Precisaremos de pesquisa na vanguarda da ciência para segurança científica do nosso agro. Embrapa tem