Personalidades da Bahia com o agro da Bahia
Enquanto Ed Ribeiro, o pintor dos Orixás, baiano que no passado criou o “Point do Acarajé“ (agronegócio também), vai ter um livro com sua história e premiações internacionais; o agronegócio brasileiro carece de estratégias e inteligência de marketing. O baiano Ed nos inspira. Artista plástico das tintas derramadas admirado no mundo todo. E aqui começo a perguntar: por que gênios admirados brasileiros nós não os convocamos para estabelecer vínculos afetivos da originação nacional dos produtos agropecuários com consumidores urbanos e clientes globais?
Da Bahia: Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Raul Seixas, Caymmi, Jorge Amado, João Gilberto, Veloso, Gil, Bethânia, Pitty do novo rock & roll, e vai dos Novos Baianos, ao Chiclete com Banana, passando por Daniela Mercury e muitos mais, a lista inteira não caberia neste jornal.
Se voltarmos no tempo, mesmo com o atleta do século Pelé, um embaixador da marca Brasil no mundo, e admirador do agro do país, pois o conheci e contratei pessoalmente, jamais o consideramos numa estratégia de marketing. E você me perguntaria, mas o que isso tem agora como tendência do marketing no agronegócio? Tudo, pois vivemos uma era global de desconfiança. E agronegócio virou sinônimo de preocupações totais com saúde. Em todos os sentidos, saúde do solo, agua, animais, plantas, micro biomas, produtores, transportadores, supermercados, agroindústrias e consumidores.
E para ampliarmos em velocidade a consciência e a confiança dos cidadãos precisamos de “decodificadores“, personalidades que endossem o que com qualidade tão bem fazemos nos campos da Bahia e do país. Os 4 medalhistas de ouro da Bahia, imagine Ana Marcela rainha dos mares promovendo nosso pescado, pense no Isaquias Queiroz da canoagem falando do espetáculo da indústria da árvore baiana, e da energia explosiva do açúcar, olha só um Hebert Conceição do boxe com nosso cacau, frutas, leite, forte com a Bahia da proteína animal; e um Daniel Alves, tomando um café delicioso e apontando para os produtivos e sustentáveis campos do algodão e do grão.
Precisamos de elos entre o campo e a cidade. E marketing é o que fazemos na mente dos clientes, valorizando agricultores para seus consumidores. Empatia e confiança, a alma da estratégia. Ed Ribeiro, amigo pintor, esparrama umas tintas lindas aí em homenagem ao agro da Bahia! Esse povo merece.