Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > A TARDE MEMÓRIA
COLUNA

A Tarde Memória

Por Cleidiana Ramos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 23 de abril de 2021 às 11:31 h • Atualizada em 23/04/2021 às 11:51 | Autor:

Salvador sediou festival que celebrou os 50 anos de A TARDE e Cinema Novo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Cena do filme Tocaia no Asfalto, um dos destaque do 1º Festival de Cinema da Bahia realizado em 1962
Cena do filme Tocaia no Asfalto, um dos destaque do 1º Festival de Cinema da Bahia realizado em 1962 -

Em 1962 foi realizado em Salvador o 1º Festival de Cinema da Bahia. O evento, que aconteceu de 22 a 28 de outubro daquele ano, homenageou os 50 anos de fundação de A TARDE e teve o patrocínio da Fratelli Vita.

Foi uma grande festa para o cinema e sobretudo para o movimento onde baianos tiveram importância decisiva: o chamado Cinema Novo. O cineasta, jornalista e roteirista Orlando Senna organizou o festival que reuniu as estrelas do cinema brasileiro naquele período, como Odete Lara, Glória Menezes e Agildo Ribeiro, dentre outros.

Imagem ilustrativa da imagem Salvador sediou festival que celebrou os 50 anos de A TARDE e Cinema Novo
| Foto: Cedoc A TARDE
Na capa da edição de 22 de outubro de 1962 A TARDE destacou o início do festival que homenageou os 50 anos da fundação do jornal

Dois filmes concentraram as atenções no evento: Assalto ao Trem Pagador e Tocaia no Asfalto. O primeiro, dirigido por Roberto Farias, tem história que parte de um acontecimento real: o roubo de 27 milhões de cruzeiros de um trem fiscal. No elenco estão Reginaldo Faria e Eliezer Gomes muito elogiado pela atuação na película.

A outra produção de destaque, Tocaia no Asfalto conta a história de Rufino, um pistoleiro contratado para matar um político em ascensão nas disputas baianas. Dirigido pelo baiano Roberto Pires é um dos marcos do Cinema Novo.

Confira amanhã, sábado, 24, em A TARDE Memória no formato para o jornal A TARDE, mais histórias sobre esse importante festival. O texto traz depoimentos de Orlando Sena e de Izabel de Fátima Cruz Melo, doutora em processos audiovisuais pela USP e professora da Uneb. A TARDE Memória também tem uma versão em áudio às sextas-feiras em A TARDE FM, além dessa apresentação digital. As histórias da coluna dão destaque ao material que forma o acervo do Cedoc A TARDE.

A seguir veja os trailers de Assalto ao Trem Pagador e Tocaia no Asfalto.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco