Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > AUTO BRASIL
COLUNA

Auto Brasil

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 19 de agosto de 2020 às 6:00 h | Autor:

Medo de contaminação estimula venda de seminovos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Mercado foi puxado pelos carros com mais de 9 anos de uso | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE
Mercado foi puxado pelos carros com mais de 9 anos de uso | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE -

Boas notícias no horizonte apontam para a retomada consistente do segmento de seminovos. Nacionalmente, em julho, o crescimento foi de 52%, em relação a junho. De acordo com a Fenauto, pelo segundo mês consecutivo as vendas de veículos seminovos e usados apresentaram alta. O acumulado do ano ainda é negativo em -30,5%, mas com animadoras perspectivas. A Fenauto é a federação que representa 48 mil revendedores no país.

Na Bahia, as vendas estão acima da média nacional. No acumulado de janeiro a julho de 2020, as vendas de automóveis seminovos e usados na Bahia sofreram queda de -17,1%, em relação ao mesmo período de 2019. No Brasil, a queda foi de -32,2%. No mês de julho de 2020, comparando com julho de 2019, na Bahia houve crescimento de 8,5% nas vendas, ao passo que no Brasil houve queda de -18,6%.

Tudo sobre Auto Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para a Associação de Revendedores de Veículos Seminovos do Estado da Bahia (Assoveba), o cenário é favorável. O cliente tem retornado para aproveitar as boas condições ofertadas pelas financeiras e os descontos dos revendedores. Outro detalhe importante é que as empresas e auto shoppings intensificaram as ações de marketing digital, e as transações online contabilizaram resultados.

O problema agora a administrar é a dificuldade para repor estoques. Está faltando seminovos, e este é um bom momento para quem precisa revender o veículo próprio.

O setor de seminovos foi puxado pelos carros com mais de nove anos de uso. Os usados maduros (nove a 12 anos) tiveram crescimento de 73% em julho, em relação ao mês anterior. Essa mudança no comportamento de compra está relacionada com o medo de contaminação pelo coronavírus e com a crise econômica.

Pesquisa recente do Webmotors, sobre mobilidade antes, durante e após a quarentena, respondida por 1.363 pessoas, confirma a preferência do carro para deslocamento. A maioria (68%) respondeu que utilizará apenas o carro como meio de transporte, por oferecer menor risco de contaminação (39%).

Muitos consumidores resolveram trocar o veículo por um carro mais maduro, e quem não tinha carro decidiu comprar veículo com mais tempo de vida, por um preço competitivo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco