Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > AUTO BRASIL
COLUNA

Auto Brasil

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 27 de junho de 2020 às 6:00 h | Autor:

O futuro chega em duas rodas, nos modelos elétricos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Conceito futurista, a R 1200 GS Adventure, da BMW Motorrad | Foto: Divulgação
Conceito futurista, a R 1200 GS Adventure, da BMW Motorrad | Foto: Divulgação -

A eletrificação, a conectividade e o aporte de tecnologia apontam caminhos não apenas para os fabricantes de automóveis. A evolução em duas rodas é materializada em modelos elétricos, leves, tecnológicos e com design futurista. Essa tendência está chegando ao mercado baiano e, ao que parece, a pandemia da Covid-19 deve acelerar o desejo do consumidor por modelos com essa pegada.

Apaixonados por motos, que costumam acompanhar experiências futuristas, já devem ter ouvido falar no modelo conceito R 1200 GS Adventure, da BMW Motorrad, uma versão que parece coisa de cinema. Sem rodas, é a própria personificação da moto voadora. Foi inspirada em um dos modelos da série Technic da Lego e se tornou um conceito. Na origem, as peças criaram a R 1200 GS normal, um modelo com duas rodas. Mais tarde, os engenheiros da marca colocaram pimenta no protótipo, e daí surgiu uma versão flutuante e mega futurista.

Ficção à parte, nós, nordestinos, temos um pé na tecnologia e em novas tendências do mundo de duas rodas. A startup pernambucana Voltz Motors lançou, no Recife, uma moto tipo scooter 100% elétrica. Resultado de um investimento de R$ 8 milhões e três anos de pesquisa, a Voltz EV1 está chegando ao mercado baiano.

A empresa já tem cinco showrooms (lojas parceiras e franquias) negociados e mais seis em negociação, todos no interior. O valor da EV1 é de R$ 9 mil. E você encontra mais detalhes na matéria de capa.

A venda de scooters teve crescimento em 2019 e, segundo especialistas, deve aumentar no pós-pandemia. As vendas totais de motos registraram, em média, crescimento de 14,8%, no acumulado até outubro, ao passo que o segmento de scooters teve expansão de 39,6%, saltando de 56,5 mil unidades para 78,9 mil. Os dados foram divulgados durante o Salão Duas Rodas 2019, no São Paulo Expo, na capital paulista.

O scooter ocupa hoje a quarta colocação no ranking das dez categorias de motos comercializadas no país. O modelo agrada tanto ao público masculino quanto ao feminino. Uma alternativa de transporte capaz de driblar o estresse do trânsito urbano. Os scooters elétricos têm todas essas vantagens, além do benefício de fazer parte da categoria de veículos sustentáveis, com zero emissão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco