Peugeot lança 208 em duas versões com motor 1.0 | A TARDE
Atarde > Colunistas > Auto Brasil

Peugeot lança 208 em duas versões com motor 1.0

Modelo chega com o motor 1.0 Firefly, já conhecido nos carros da Fiat, a partir de R$ 72.990

Publicado quarta-feira, 01 de junho de 2022 às 06:07 h | Autor: Núbia Cristina | [email protected]
Peugeot posiciona o novo 208, com motor 1.0 Firefly, como “1.0 mais completo entre os hatches compactos”
Peugeot posiciona o novo 208, com motor 1.0 Firefly, como “1.0 mais completo entre os hatches compactos” -

Ganhar escala no segmento de hatches compactos equipados com motor 1.0, esquecido pelos fabricantes há algum tempo, é o objetivo da Peugeot, com o novo 208 1.0. Disponível nas versões Like, com valor de lançamento de R$ 72.990, e na inédita Style, por R$ 79.990. 

As duas versões são equipadas com o motor 1.0 Firefly, já conhecido nos carros da Fiat (equipou Uno e Mobi e hoje o Argo). Bicombustível, a potência chega a 75 cv e o torque, a 10,7 kgfm a apenas 3.250 rpm, ambos com 100% de etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.

O diretor da marca Peugeot na América do Sul, Felipe Daemon, destacou que “com a criação da Stellantis apareceu um leque enorme de possibilidades para todas as marcas do grupo. Estamos colocando na rua um novo motor e uma nova versão que trazem todo o requinte e desempenho que o 208 merece”, afirmou. 

A Peugeot posiciona o novo 208 como “1.0 mais completo entre os hatches compactos”. As duas versões vêm de série com central multimídia com tela tátil de 10,3 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, ar-condicionado, direção elétrica, duas entradas USB, alarme, espelhos retrovisores elétricos e vidros elétricos nas quatro portas.

O 208 Style tem grade exclusiva em Dark Chrome, faróis com detalhes cromados e tecnologia Full LED, e luzes DRL. As capas dos retrovisores são em preto brilhante, e as rodas de 16” recebem acabamento escuro. 

Na traseira, o aerofólio em preto brilhante fecha o acabamento Black Diamond e a saída de escapamento com ponteira cromada dão um toque de esportividade. E ainda teto panorâmico, carregamento de smartphone por indução e câmera de ré com projeção, sensores de estacionamento traseiros.

Novo Jeep Renegade Série S manda bem

A marca Jeep segue bem posicionada no ranking parcial dos carros mais vendidos no Brasil em maio de 2022, divulgado pela Fenabrave. De novo, o Jeep Compass ostenta o título de SUV médio mais vendido do País e aparece na oitava posição, com 5.171 unidades vendidas.

Já o Jeep Renegade fecha o top 10 dos mais vendidos, com 4.687 unidades comercializadas. Em fevereiro deste ano, a Jeep, líder do segmento, contrariou a regra “em time que está ganhando não se mexe” e lançou o novo Renegade, com atualizações no visual e novidades para elevar a segurança, o desempenho e a capacidade off road.

A Tarde Autos avaliou a performance e as novidades do líder entre os SUVs, na direção do Novo Jeep Renegade Série S. Com  câmbio automático de nove marchas, ela tem todos os equipamentos da versão anterior, Longitude, e agrega ainda tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4x4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista). 

Tem ainda bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego.  Como opcional, é possível o cliente optar por teto solar elétrico panorâmico.

A Série S é a topo de gama, juntamente com a Trailhawk, versão off road. A diferença é que a primeira é equipada com pneus de asfalto de perfil (45) e rodas aro 19, mais voltada para uso urbano. Quem deseja aventuras fora de estrada deve optar pela a Trailhawk, que tem o mesmo preço e usa pneus de perfil mais alto (60) de uso misto, apropriados para o fora de estrada. 

Desempenho

O grande diferencial do Novo Renegade é o motor 1.3 turbo flex em substituição à motorização diesel, que vem sendo abandonada devido ao índice elevado de emissão de poluentes. Com baixas emissões de CO2, alcança 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. Seu torque de 270 Nm (com qualquer combustível) está disponível desde 1.750 rpm. 

O motor turbo flex apresenta bom desempenho, tanto na aceleração quanto em retomada, e tem muita força.  São respostas rápidas aos comandos do acelerador. O consumo em área urbana: 9,1 km/l (gasolina)/ 6,3 km/l (etanol) e na estrada: 10,8 km/l (gasolina)/ 7,6 km/l (etanol).

O volante tem comandos de áudio, computador e fone, além de boa empunhadura. A coluna de direção é regulável em altura e distância, para entregar a melhor posição de dirigir – o que é um prazer para o motorista no comando da versão S, que além de conforto, entrega recursos que facilitam a dirigibilidade, com segurança. 

O Jeep Renegade S 1.3 turbo 4×4 tem preço sugerido a partir de R$ 174.716. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Publicações relacionadas