Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > AUTO BRASIL
COLUNA

Auto Brasil

Por Núbia Cristina

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 25 de maio de 2022 às 6:07 h | Autor:

Toyota amplia oferta de eletrificados e lança RAV4 2022

SUV médio tem quatro motores e chega ao Brasil por R$ 301.140, em versão única, híbrida e que gera até 222 cv

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

A alta no preço dos combustíveis, o aumento da oferta de produtos no mercado nacional, além da ampliação do número de eletropostos em todo o país, contribuem para o aumento progressivo da frota de carros elétricos e híbridos no Brasil. As vendas de veículos eletrificados leves cresceram 78% no primeiro quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Com 3.123 emplacamentos em abril, o mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas no ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021. O estoque total de eletrificados em circulação no país chegou a 90 mil veículos e no ritmo atual deve passar de 100 mil entre julho e agosto. De acordo com a ABVE, a participação desse segmento nas vendas internas totais de leves (market share) foi de 2,5% no quadrimestre e de 2,3% em abril. Eletrificados leves incluem autos, comerciais leves, SUVs e utilitários, híbridos e 100% elétricos.

Tudo sobre Auto Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, destaca o crescimento das vendas de eletrificados, mas defende políticas públicas que possam estimular a transição do modelo com motor a combustão para o carro elétrico. “Os números reforçam a necessidade de o governo ter uma clara estratégia de transição rumo à eletromobilidade, pois o mercado brasileiro já fez a sua opção preferencial pelo transporte limpo e sustentável”, acrescentou.

No Brasil, o transporte elétrico cresce num ritmo abaixo dos principais mercados internacionais. Os carros elétricos plug-in atingiram 9% do market share sobre as vendas globais em 2021, com mais de 6 milhões de unidades vendidas, e poderão ficar em torno de 18% em 2022, chegando a quase 12 milhões de unidades. O alto preço dos veículos, incompatível com o poder aquisitivo da esmagadora maioria da população, pode explicar essa diferença.

Linha RAV4 2022

A Toyota, a exemplo de outras montadoras, amplia a oferta de veículos eletrificados no País e anuncia a linha RAV4 2022. O SUV médio híbrido chega às concessionárias da marca em versão única, a SX Connected Hybrid, por R$ 301.140. Rival direto do Jeep Compass 4xe, lançado em abril, o modelo ganha itens de assistência ao motorista, como alerta de ponto cego, aviso de tráfego cruzado traseiro e alerta para utilização dos cintos de segurança traseiros.

Além disso, o pacote de segurança ativa da Toyota (TSS) inclui sistema de pré-colisão frontal (PCS) e detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática de emergência. Há ainda piloto automático adaptativo (ACC), sistema de alerta de mudança de faixa (LDA) e farol alto automático (AHB).

De série, o RAV4 2022 também tem sete airbags, controle de estabilidade (VSC), assistente de partida em rampa (HAC), freios ABS com EBD, assistência à frenagem de emergência (BAS), luzes de freio de emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior.

No que se refere à estética, a linha 2022 do utilitário tem nova identidade do conjunto ótico e novo design das lanternas dianteiras, de LEDs, para maximizar o espaço dos faróis e contribuir com o conjunto visual. Há ainda novos jogos de rodas de 18 polegadas de liga leve, com desenho mais dinâmico e configurações exclusivas de raios duplos em cinza-escuro.

Motorização

O novo Toyota RAV4 está equipado com motor a combustão 2.5L DOHC 4 cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, e três motores elétricos THS II de 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 222 cv.

Segundo a montadora, o SUV mantém a transmissão Hybrid Transaxle, que entrega acelerações mais lineares, reduzindo ou aumentando continuamente as marchas, podendo gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução, sem desperdiçar energia, para aprimorar o consumo de combustível.

O motorista tem à disposição quatro modos de condução (Normal, Eco, EV e Sport). De acordo com a Toyota, o SUV médio chega aos 100 km/h em 8,1 segundos e consegue consumo de 14,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada.

Interno

A central multimídia tem tela de resolução HD e de 7 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT colorida de 7 polegadas. O console central está equipado com carregador de celular por indução.

Os bancos são revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio ganharam cobertura de couro, com detalhes em prata, presentes nas maçanetas. O acabamento é em black piano e prata, ambos com detalhes cromados. O modelo tem teto solar wide moonroof, com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente em LED, para acentuar os detalhes do design e dos materiais interiores.

Com o RAV4 2022, a Toyota contabiliza no portfólio quatro veículos eletrificados no Brasil: Corolla híbrido flex, Corolla Cross híbrido flex, o recém anunciado sedã grande Camry e o RAV4.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco