Volks anuncia Virtus 2023 e Polo Track 1st Edition
Virtus chega às lojas em março com novas versões; edição limitada do Polo estará nas revendas
A Volkswagen não esperou o Carnaval passar para entrar no ritmo de lançamentos. Na semana passada, apresentou o Virtus 2023, que foi reestilizado e ganhou novos itens de série. Anteontem, a fabricante alemã anunciou uma edição de lançamento limitada a 1.000 unidades, para toda a América Latina, do Polo Track, o substituto do Gol (que saiu de linha).
Inspirada no Gol Last Edition, edição de despedida do Gol, a versão terá apenas 465 unidades destinadas ao Brasil, cada uma vendida por R$ 88.990 e chega às lojas no final deste mês. A lista de equipamentos é a mesma do Polo Track convencional quando equipado com o único pacote opcional disponível – que chega aos R$ 79.990.
O Polo Track 1st Edition é equipado com o consagrado motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Equipamentos
O diferencial dessa versão está no visual. A cor vermelho sunset faz o contraste com o teto pintado em preto ninja, mesma cor da capa dos espelhos retrovisores externos e das maçanetas das portas.
Para a versão, as calotas das rodas aro 15 foram pintadas em preto brilhante. Ainda na parte externa, o emblema comemorativo com o nome “1st Edition” foi aplicado nas Colunas C do hatch e na base das portas. Na traseira, uma faixa pintada em preto conecta as lanternas do hatch. O visual é mesmo semelhante à edição de despedida do Gol.
Na parte interna, há soleiras em alumínio, bancos com costuras em vermelho com a inscrição ‘1st Edition’ em flex film na porção superior do encosto. Os tapetes têm uma tag alusiva à versão. Há detalhes cromados nas saídas de ar-condicionado e na base do câmbio e nova manopla de marcha com lente preta. Uma placa ao lado do painel traz o número da unidade.
Por dentro há soleiras de alumínio, bancos com costuras na cor vermelha e inscrição “1st Edition” no encosto e tapetes exclusivos, além de detalhes cromados nas saídas de ar-condicionado e na base do câmbio e nova manopla da alavanca. Uma placa ao lado do painel traz o número da unidade.
Na lista de equipamentos da Polo Track 1st Edition estão volante multifuncional, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travamento elétrico e remoto das portas, rádio media plus II e quatro alto falantes, tomada USB tipo C, chave canivete com controle remoto, entre outros.
Entre os itens de segurança há quatro air bags, assistente para partida em aclives e subidas, controle eletrônico de estabilidade, sistema isofix, top tether para fixação de assento de criança, alerta de afivelamento de cinto de segurança para todas as posições, e bloqueio eletrônico do diferencial.
Virtus
A Volkswagen acaba de apresentar o Virtus 2023 e o sedã reestilizado chega às lojas em março com mais versões. No total, são cinco, com três opções de motores turbo e pacotes de equipamentos em uma faixa de preços que vai de R$ 103.990 a R$ 144.990. A exemplo do que ocorreu no Polo, as duas versões de entrada do sedã (inéditas) foram simplificadas e perderam potência.
Elas chegam equipadas com motor 1.0 TSI (116 cv) e detalhes como freio a tambor no lugar dos discos no eixo traseiro. O Virtus TSI manual (transmissão manual de cinco velocidades) custa R$ 103.990, enquanto o Virtus TSI automático (transmissão automática de seis) tem preço sugerido de R$ 112.990.
Consumo
Segundo o Inmetro, o Virtus TSI manual faz 13,8 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada) com gasolina. A versão automática atinge 12,4 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada). Equipado com esse motor, o sedã vai de 0 a 100 km/h entre 10,5 s e 11,2 s, a depender da transmissão e do combustível utilizado.
Todas as versões têm de série conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED. A traseira também recebeu lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. Todas as versões receberam rodas renovadas, especialmente a versão topo de linha, com design diamantado de 17 polegadas.
Os equipamentos de série da versão mais barata são airbags laterais e de cortina, ar-condicionado, direção elétrica, chave canivete, controles de tração e estabilidade, faróis e lanternas de LED, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, rodas de 15 polegadas, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia Composition Touch, carregamento de celular por indução e volante multifuncional.
Já o Virtus TSI automático tem todos os itens da versão anterior, além de câmbio automático de seis marchas, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, start-stop e aletas para mudanças de marcha.
O Virtus Comfortline custa R$ 121.990 e como equipamentos de série tem os itens da versão anterior mais ar-condicionado digital, câmera de ré, faróis de neblina de LED, acesso por chave presencial, partida por botão e rodas de 16 polegadas. Sai o motor 1.0 turbo de 116 cv e entra a versão mais potente, com 128 cv.
A versão Highline custa R$ 130.030 e como equipamentos de série tem todos os itens da versão anterior, mais detector de fadiga, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas.