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Inteligência Política em campanhas eleitorais

Confira a coluna Conjuntura Política desta segunda-feira

Publicado segunda-feira, 28 de agosto de 2023 às 05:15 h | Autor: Claudio André de Souza*
o lançamento do livro “Inteligência política e estratégia nas campanhas eleitorais” (Editora Vozes), do autor Paulo Moura, será lançado na próxima sexta-feira, 1º
o lançamento do livro “Inteligência política e estratégia nas campanhas eleitorais” (Editora Vozes), do autor Paulo Moura, será lançado na próxima sexta-feira, 1º -

Na próxima sexta, 1º, Salvador sediará o lançamento do livro “Inteligência política e estratégia nas campanhas eleitorais” (Editora Vozes), do marqueteiro e estrategista político Paulo Moura, publicado pela Editora Vozes. Sem dúvidas, é uma das obras mais importantes publicada nestes últimos anos sobre o ambiente tenso das campanhas eleitorais. 

Ao ter o privilégio de ler a obra já no seu processo final de escrita, chama a atenção o debate acerca da centralidade da inteligência política nas campanhas. O autor argumenta que a inteligência política é essencial para o sucesso de qualquer campanha, pois permite que os candidatos e seus assessores compreendam melhor o contexto eleitoral, mapeando uma série de fatores que podem influenciar o resultado da eleição, como a conjuntura econômica, o “chão” social dentro e fora da vida institucional e a popularidade consolidada pelos candidatos. 

A inteligência política permite elaborar e operacionalizar estratégias, que variam conforme o cenário político. Por que em um mesmo partido, o nível de disputa interna por uma candidatura a prefeito varia de uma eleição para outra? E como explicar candidatos desconhecidos que beiram a derrota, mas, na verdade, o desconhecimento significa a ausência de rejeição?  Fugindo de um manual de “autoajuda”, o livro dá um passo além no equilíbrio entre relatos de vivência em coordenações de campanha com a definição teórica sobre o que é inteligência e de fato comunicação política.

O livro é dividido em quatro capítulos, sendo que no primeiro, o autor define o conceito de inteligência política e discute a sua importância para a política contemporânea diante de mudanças flagrantes que tornam a conquista do voto uma corrida ainda mais complexa. No segundo capítulo, ele aborda o conceito de marketing político, destacando a importância de desenvolver uma imagem positiva do candidato e de comunicar de forma eficaz a sua mensagem para o eleitorado. No terceiro capítulo, a questão das estratégias eleitorais aponta a necessidade de definir objetivos claros, elaborar planos de ação viáveis com cronogramas ajustados e monitorar constantemente os resultados alcançados. 

No quarto capítulo, a obra trata da comunicação política, destacando a importância de utilizar formas de comunicação adequadas para atingir o eleitorado-alvo. O livro de Paulo Moura é um belo convite à reflexão sobre a profissionalização acelerada das campanhas eleitorais. Nas próximas eleições, assistiremos o avanço da profissionalização da disputa eleitoral em pequenas cidades, que estão cada dia mais conectadas e urbanizadas nos modos de vida, sociabilidade e comportamento político. A lógica é simples: ganharão as eleições quem tiver mais inteligência política.

*Cláudio André de Souza é Professor Adjunto de Ciência Política da Unilab e um dos organizadores do “Dicionário das Eleições”. E-mail: [email protected]

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